Ao longo dos últimos 13 anos, governos incompetentes sucederam-se e causaram ao Brasil a maior crise de sua historia, retomando momentos que pensávamos já haviam sido ultrapassados. A inflação voltou com vigor, destruindo o poder aquisitivo do povo brasileiro; a flutuação cambial disparou a níveis que beiram o desfazimento da moeda brasileira; as incertezas econômicas determinaram uma recessão da atividade produtiva; os empresários frearam seus investimentos; a crise politica e econômica afetou os desígnios históricos da evolução nacional.
Num cenário dantesco como este, era de esperar que também os direitos autorais e o sistema brasileiro de gestão coletiva de música, sofressem a repercussão do quadro que se instalou no Brasil.
Contudo, e já diz o cancioneiro popular brasileiro, nada resiste a uma grande canção, e foi nesse cenário adverso que a ABRAMUS cresceu e os titulares receberam valores significativos de direitos autorais, decorrentes da utilização de suas obras e interpretações. Se por um lado o valor da moeda brasileira perdeu quase 50% de seu valor cambial, por outro a arrecadação de direitos cresceu certa de 2,4%, permitindo não só a manutenção de todo o sistema e de todo o seu vigor. E mais do que isso a distribuição de direitos, pelo menos no que diz respeito à ABRAMUS teve uma progressão de 12,27%, em comparação com ano anterior.
O crescimento da ABRAMUS decorreu basicamente da progressiva melhor gestão da documentação do repertório, que hoje se traduz com os números impressionantes de (milhões de obras e fonogramas).
Tivemos um aumento enorme do quadro associativo, contando hoje mais de 48 mil titulares filiados à entidade. Tal fato determinou consequentemente ainda melhor desempenho da área de documentação, de maneira a acolher o vasto repertório que chegou à administração da ABRAMUS.
O Departamento Internacional Autoral cumpriu seu objetivo de aumentar os valores de remessa às sociedades irmãs e trabalhar de forma mais eficaz o repertório de titulares brasileiros no Exterior. O fato é que o departamento teve um ótimo resultado, com um aumento equivalente a 183% dos valores recebidos das sociedades estrangeiras, em comparação com o ano de 2013.
O Departamento Internacional Conexo firmou mais parcerias importantes, celebrando dois novos contratos, com a canadense Mroc e a belga PlayRight. Além disto, muitos titulares estrangeiros escolheram a ABRAMUS para representá-los no Brasil.
O Departamento de Teatro & Dança (Dramaturgia) continua tendo um desempenho significativo, trazendo novos autores para o quadro associativo e buscando a gestão cada vez mais rápida dos direitos decorrentes das produções de Teatro e Dança. Em 2014 Teatro & Dança encerrou o ano com aumento representativo no faturamento e de filiações.
Em 2014 a AUTVIS renovou seu site, apresentando um novo projeto visual e proporcionando mais facilidade para os usuários. O trabalho durante o ano foi intenso, com filiações de nomes conceituados, entre eles Oscar Niemeyer e Eduardo Kobra.
O Departamento Audiovisual teve um importante avanço em 2014; um sistema especial para essa categoria começou a ser desenvolvido e novas parcerias nacionais e internacionais foram seladas.
Nesse ano houve uma alteração no percentual societário, que passou a ser de 6,89%. A ABRAMUS, diferente das demais sociedades, cede 0,89% de bônus para seus titulares.
A ABRAMUS fechou o ano de 2014 com crescimento notável em todas as áreas e entra em 2015 com organização e planejamento para crescer ainda mais, com foco no atendimento aos associados, no mercado e na defesa do Direito Autoral.
O fato que se comprova é que independentemente da crise brasileira e da perda do valor da moeda nacional, a entidade cresce, numa demonstração inequívoca de que nada resiste a uma grande pressão, e mais, e trabalhando com a eficiência de sempre a ABRAMUS sempre haverá de concluir sua destinação histórica.