Se você é artista plástico, fotógrafo, escultor, ilustrador, designer, cenógrafo, arquiteto ou grafiteiro, pare tudo que estiver fazendo pra ler este texto. É que vamos falar da AUTVIS, a Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais, que licencia as reproduções da sua obra em qualquer suporte, como livros, catálogos, revistas, TV, internet, publicidade, brindes, artigos de decoração etc. Em outras palavras, isso quer dizer que a AUTVIS é a responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais dos artistas visuais representados.
Ok, entendi. Mas como funciona na prática?
Suponha que você é fotógrafo filiado a AUTVIS e uma de suas fotos chamou a atenção de uma editora de livros, que quer usá-la. Como você e a editora fazem este “acordo”?
Primeiro, a editora do livro precisará entrar em contato com a AUTVIS para enviar todas as informações referentes à publicação e à obra a ser utilizada, como tiragem, tamanho da obra, layout etc. Dessa forma, a AUTVIS analisará o pedido e irá aprovar ou não o uso da obra. Caso seja aprovada, a associação informará o valor a ser pago pela editora e, após o pagamento, a autorização é formalizada e o valor arrecadado repassado ao titular de direito (no caso, você!).
Por que devo me filiar a AUTVIS?
Junto à Fabiana Garreta, gerente de operações da AUTVIS, separamos alguns dos principais motivos para você, artista visual, ser um filiado:
Qual a importância de uma sociedade como a AUTVIS para os artistas visuais?
A AUTVIS garante que seus direitos autorais sejam respeitados. Ou seja, que todas as reproduções de suas obras sejam autorizadas antecipadamente e que não sejam alteradas nem usadas sem os devidos créditos.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco ou com a AUTVIS.