Casados há 55 anos, Francis e Olivia Hime são parceiros na vida e na música.
Francis é compositor, cantor, pianista, arranjador, diretor musical e maestro. Já Olivia é cantora, letrista, produtora musical e sócia fundadora da gravadora Biscoito Fino.
Apesar de terem carreiras individuais, o casal possui diversas colaborações que evidenciam sua sintonia artística e compromisso com a excelência musical.
Francis Hime
Francis começou a estudar piano clássico aos seis anos, no Conservatório Brasileiro de Música e desde então se dedica à arte.
Ao longo da década de 1960, apresentou-se em shows, compôs para outros artistas, teve músicas interpretadas em grandes festivais e estreou como diretor musical. Em 1973, gravou seu primeiro LP individual, “Francis Hime”.
Além da música popular, Francis se destacou na composição de trilhas para cinema e teatro. Também tendo sucesso na música erudita, como compositor e regente.
Olivia Hime
Olivia iniciou sua trajetória musical em um grupo vocal, junto de Miúcha e Telma Costa, que se apresentava em shows de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
Em 1977, produziu o LP “Passaredo”, de Francis Hime. A experiência a motivou a compor letras e participar dos discos e shows do marido. Em 1981, lançou seu primeiro LP, “Olivia Hime”.
Com seu talento, Olivia musicou poemas de Fernando Pessoa e Manuel Bandeira. Mais tarde, debruçou-se sobre a obra de Chiquinha Gonzaga, criando letras para suas melodias.
Projetos de destaque
Francis recebeu prêmios por seu trabalho nas trilhas dos filmes “Lição de Amor” (1975) e “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1977).
Em 1993, Francis estreou como regente da Orquestra Sinfônica Brasileira, interpretando sua obra, “Sinfonia nº 1” (1986).
Olivia, por sua vez, cofundou a gravadora Biscoito Fino em 2000, sinônimo de música brasileira de qualidade. Por lá, atua como diretora artística, promovendo e lançando novos talentos da música brasileira.
Parceiros além do casamento
Mesmo com carreiras independentes, Francis e Olivia construíram uma sólida parceria artística. Além das diversas colaborações, um sempre esteve presente no trabalho do outro.
Juntos, Olivia e Francis lançaram os álbuns “Almamúsica”, nas versões de estúdio e ao vivo, e “Sem Mais Adeus – Uma Homenagem a Vinicius”.
Em 2022 estrearam o show “Dois Franciscos”, que destaca os cancioneiros de Francis Hime e Chico Buarque.
Em 2023, Olivia Hime lançou o álbum “Se Eu Te Eternizar”, com composições menos conhecidas de Francis. O álbum deu origem ao show que segue em cartaz, com participação do homenageado ao piano.
Novidade na área
Francis Hime acaba de lançar “Não Navego Pra Chegar”, álbum de canções inéditas. O projeto conta com direção artística de Olivia e convidados ilustres, como Leila Pinheiro, Lenine, Ivan Lins e Simone, entre outros.
Olivia é ainda autora das letras de cinco faixas, além de interpretar a canção “Infinita”, única parceria de Francis com o cartunista, escritor e pintor Ziraldo.
Gostou de conhecer a trajetória de Francis e Olivia Hime? Siga os artistas nas redes sociais para não perder as novidades: @francishimeoficial @oliviahimeoficial
Texto: Anna Ferreira | Artes: Marcela Maciel