Associado Abramus: Silvanny Sivuca

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Associado Abramus: Silvanny Sivuca

Silvanny Rodriguez, a Sivuca, é uma artista completa: percussionista, musicista, cantora, produtora e educadora musical.

Com seu talento no timbau, a artista imprime uma identidade única ao samba e à MPB, explorando sonoridades marcantes e ritmos vibrantes.

Artista de mão cheia, se apresenta nas bandas de Emicida, Iza, Fafá de Belém e Glória Groove, além de ter influenciado um dos maiores blocos de rua carioca, o Bangalafumenga.

Primeiros batuques

Desde criança, a paulistana Silvanny se interessou pela música. Aos sete anos, aprendeu sozinha a tocar pandeiro.

Aos 14, deu início aos estudos de percussão em uma escola de música. Foi lá que ela ganhou o apelido “Sivuca”.

O que começou como uma brincadeira dos colegas, virou sua marca registrada após incentivo do professor: a habilidade de Silvanny em tocar diversos instrumentos foi comparada com a do mestre sanfoneiro.

Ainda pequena, desfilou na ala das crianças na escola Mocidade Alegre e ficou encantada pelo carnaval. Naquele momento, nascia uma paixão.

“Bora pro choque”

Silvanny já ministrou workshops e se apresentou pela Europa, divulgando ritmos brasileiros como maracatu, caboclinho, samba, além da música da Bahia e os bois do Maranhão.

Seu talento a tornou referência no Carnaval de rua, sendo uma das criadoras e atual mestra do bloco “Me Lembra Que Eu Vou”, um dos mais conhecidos do país.

Além da percussão, ela investe na produção autoral, tendo lançado os singles “Um Sambinha, “Rock do Amiguinho” e “Mães de Pedro”. As canções integram seu trabalho infantil, influenciado pelo nascimento de seu filho Pedro.

Atualmente, Silvanny Sivuca integra o grupo Lúcio Mauro & Filhos, banda oficial do programa Caldeirão com Mion, e faz parte do time da cantora Iza e Emicida.

Música, educação e impacto social

Além dos palcos, Silvanny Sivuca se dedica a projetos de formação musical e inclusão social.

É regente da Banda Alana, do Instituto Alana, que oferece educação musical para crianças e jovens no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo.

Também cofundou a Fábrica das Belas Artes (FBA), produtora que desde 2017 promove a profissionalização de músicos, fortalecendo a cena e revelando novos talentos.

Mais sobre a Sivuca…

• A roda da Roda da Mextra é um projeto especial de Silvanny Sivuca, que mensalmente promove uma roda de samba protagonizada por mulheres!

• Em 2015, foi pioneira ao comandar a primeira bateria mista de um bloco de Carnaval de rua em São Paulo, com o Me Lembra Que Eu Vou.

• Foi premiada pelo WME Awards 2021 e pelo Potências 2022 como Melhor Instrumentista do Ano, além de ter sido indicada ao Prêmio Multishow na mesma categoria.

• Em 2025, Sivuca se apresentou ao lado do artista internacional Shawn Mendes no Lollapalooza.

Gostou de conhecer a trajetória de Silvanny Sivuca? Siga a artista nas redes sociais para não perder as novidades: @silvannysivuca

Arte: Marcela Maciel |  Texto: Anna Ferreira

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS