Associado Abramus: Cida Moreira

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Associado Abramus: Cida Moreira

Maria Aparecida Guimarães Campiolo, mais conhecida como Cida Moreira, é uma artista multifacetada com uma carreira de 47 anos dedicada à arte.

É atriz, pianista, cantora e professora de canto. Seu currículo é extenso e diversificado, incluindo lançamentos de álbuns aclamados, participações em filmes, minisséries de TV e novelas, e ainda inúmeras contribuições como diretora musical em produções teatrais.


O pulsar da arte na vida de Cida Moreira – uma jornada perene

  • O início no teatro…

1977: inicia sua carreira profissional como atriz, em São Paulo, integrando o elenco de A Farsa da Noiva Bombardeada, de Alcides Nogueira, com direção de Marcio Aurélio.

1978: é convidada por Luiz Roberto Galízia, Cacá Rosset e Maria Alice Vergueiro a integrar o Teatro do Ornitorrinco, companhia que estava sendo fundada naquele ano.

1978 a 1982: realiza diversas montagens com o grupo, com destaque para Teatro do Ornitorrinco Canta Brecht e Weill, espetáculo que fez a artista percorrer o Brasil por dois anos. Simultaneamente atuou na montagem original da Ópera do Malandro, de Chico Buarque, e da remontagem de

Os Saltimbancos. Nesta fase também se tornou especialista em canções teatrais.

  • O início na música…

1980: o show Summertime, dirigido por José Possi Neto, marca sua carreira de cantora profissional e resulta na gravação ao vivo do álbum homônimo no ano seguinte.

Entrelaçada com a arte no teatro, cinema e música

Além do álbum Summertime, nos anos de 1980, Cida Moreira também lançou Abolerado Blues (1983), Cida Moreyra (1986) e Cida Moreyra interpreta Brecht (1988). Ela também atuou nos filmes Onda Nova e O Olho Mágico do Amor, integrou o espetáculo Bilbao Cabaret e saiu em turnê com o show Porgy and Bess.

Já nos anos de 1990, lançou o icônico Cida Canta Chico, no qual interpreta canções de Chico Buarque. Também saiu em turnê pelo Brasil com o espetáculo Elogio, baseado no livro Elogio da Sombra, do escritor argentino Jorge Luis Borges. No final da década, em 1998, lançou Na Trilha do Cinema.

No ano 2000, Cida Moreira fez parte do elenco da Ópera do Fim do Mundo e no ano seguinte já estava na tv, gravando a novela Estrela Guia, na TV Globo. Em 2003, lançou o álbum Uma Canção pelo Ar e participou do Festival Internacional de Teatro de Buenos Aires, integrando o elenco da ópera O Homem dos Crocodilos, além de estrear o show Canções Para Cortar os Pulsos.

Marcos importantes

2004: estreia do show Canções e Modinhas do Brasil na abertura da exposição itinerante em homenagem a Mário de Andrade.

2005: elabora o show de abertura da exposição em homenagem aos 60 anos de Chico Buarque.

2006: apresenta-se com o pianista norte-americano Cliff Korman no show de lançamento de seu álbum Migrations. No mesmo ano, estreia o musical A Era do Rádio, sua segunda experiência como diretora.

2008: lançamento do álbum Angenor,que fez a música de Cartola viajar o Brasil.

2011: no formato piano e voz, a artista lança A Dama Indigna, show gravado ao vivo com excelente retorno de público e crítica.

2013: Recebe o prêmio de melhor atriz no Lakino Film Festival, em Berlim, com o filme O Que Se Move (2012), de Caetano Gotardo, e compartilha o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado com as colegas de elenco Fernanda Vianna e Andrea Marques.

2014: filma Deserto, dirigido por Guilherme Weber, no sertão da Paraíba, trabalho que inspirou o álbum Soledade (2015), que recebeu o Prêmio Governador do Estado de Melhor Álbum.

2018: dirige o espetáculo As Estrelas Estarão Sempre Lá, Sr. Brecht?

Últimos trabalhos

Em 2023, Cida Moreira inicia o ano com a turnê de Um Copo de Veneno e colabora com a direção musical do espetáculo Cabaré Coragem do Grupo Galpão. Também lança o álbum Sérgio Sampaio Poeta do Riso e da Dor.

Em 2024, ela esteve em cartaz com Leros e boleros, a música de Sérgio Sampaio, e O som do Pasquim, na companhia de Ayrton Montarroyos e Cassio Scarpin.

Também este ano, Cida está mergulhada no projeto de show e disco Com o Coração na Boca, junto a Rodrigo Vellozo, com idealização de Murilo Alvesso e direção musical de Cida e Rodrigo.

Cida Moreira é uma artista singular e uma figura marcante na cena cultural brasileira. Sua voz única, sua interpretação intensa e visceral, e sua maestria em transitar entre música, teatro e cinema, fazem a artista encantar plateias há décadas!

Gostou de conhecer a trajetória de Cida Moreira?

Siga a artista nas redes sociais para não perder as novidades: @cidamoreiraoficial

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS