1 – Em celebração aos 10 anos de carreira, vocês lançaram em 2023 o DVD Prettos no Pagode. Ele é considerado um marco na trajetória artística dos Prettos? Falem sobre como foi o desenvolvimento da ideia para presentear os fãs com esse grandioso trabalho.
Prettos no Pagode é uma celebração porque se trata do nosso inconsciente coletivo! São músicas que crescemos ouvindo e que fizeram parte da nossa formação musical, cultural e profissional. Cantar essas obras é um anseio de criança e, consequentemente, a gente se sente pertencente a todo esse universo do samba e faz com que o nosso público também sinta o mesmo.
A gente traz o pagode para o seu lugar de origem: uma reunião de pessoas cantando e tocando samba com muita diversão. E isso acaba sendo um grande presente aos nossos fãs.
2 – Ainda sobre o DVD, qual foi o sentimento de dividir o palco com grandes figuras do samba como Maria Rita, Sombrinha e Bateria Ritmo Puro da Escola de Samba Mocidade Alegre?
Foi uma experiência simplesmente incrível! São pessoas que temos muita confiança artística e que são nossas referências o tempo todo! Isso não apenas no âmbito pessoal, mas também no cenário musical brasileiro.
3 – O Quintal dos Prettos é um projeto idealizado por vocês, que mistura arte, cultura, lazer, empreendedorismo e, claro, muito samba! O encontro, que acontece mensalmente na cidade de São Paulo sempre no primeiro domingo do mês, desde 2018, já rendeu até a gravação de um DVD com a participação especial de Emicida, Arlindinho e Salgadinho. Quais as próximas surpresas que o Quintal dos Prettos vai proporcionar aos fãs? Podem dar um spoiler para Abramus do que vem por aí?
O Quintal dos Prettos é uma verdadeira caixinha de surpresa, a gente nunca sabe o que pode acontecer dentro dela. Os expoentes do samba são inúmeros e tudo depende de uma conciliação de agendas, por esse motivo fica difícil dar um spoiler preciso. Porém, a intenção é que tenhamos, sim, algumas participações.
A ideia é trabalhar na gravação do próximo DVD, talvez para final de 2024, ano que ainda estaremos atarefados com o show Prettos no Pagode.
4 – Quais artistas que vocês gostariam de receber no Quintal dos Prettos, que ainda não passaram por lá?
Embora tenhamos realizado muitos desses sonhos, ainda temos algumas pessoas em nosso radar como Leci Brandão, Teresa Cristina, Grupo Fundo de Quintal, Xande de Pilares, Péricles, entre outros. Temos absoluta certeza que seria incrível dividir o palco com essas pessoas.
5 – Acabamos de entrar em 2024, quais são os projetos para esse novo ano?
Para 2024, o nosso planejamento estará voltado à divulgação do audiovisual Prettos no Pagode e aos shows. Além disso, também temos trabalhos internos, projetos ligados à máquina pública, produção de composições, estudos e a nossa saúde pessoal, que é uma coisa que poucos artistas falam. Queremos cuidar do nosso bem-estar, de modo que a nossa mente fique boa para criar novas ideia e ter bons pensamentos.
Em resumo: vamos cuidar da nossa carreira, do corpo e da mente, procurando dosar tudo, em meio as dificuldades da vida.
6 – Vocês fazem parte da família Abramus! Como titulares, qual mensagem vocês deixam sobre a importância do trabalho da Abramus, na defesa do Direito Autoral, e o suporte fornecido à classe artística?
O trabalho da Abramus tem total importância. Nós, Prettos, tivemos várias experiências com questões relacionadas aos direitos autorais. O entendimento mais abrangente sobre o assunto se deu quando fomos muito bem recebidos no escritório da Abramus. Tiramos todas as dúvidas e hoje estamos bem felizes com o resultado. A Abramus é uma entidade muito séria e que cuida bem dos seus titulares.