Publicado em 10/01/2023.
Aos olhos do público, um bom festival é aquele que apresenta entretenimento, música boa e novidades.
Para o artista, a busca vai além disso.
Envolve visibilidade, angariar público, possibilidades de contratos, divulgação em diferentes formatos de mídia e experiência em palco.
O poder desses eventos se iniciou nos anos 70, mas e hoje, como funciona para os artistas?
Em um festival, a programação é essencial para angariar público para o dia.
O objetivo é que o line-up apresente diferentes estilos musicais, que conversem entre si e possam abranger diversos públicos, oferecendo experiências multissensoriais.
Quando um artista participa de uma programação ampla, ele tem a oportunidade de se apresentar para um nicho do público que talvez não o conheça de maneira voluntária. Às vezes, um determinado grupo de amigos poderá ir para um festival com a intenção de ver o artista Y, mas ao aguardar o início do show deste artista, a abertura é do artista X, e com isso, se encantam e passam a segui-lo nas redes sociais e plataformas de streaming.
Ou seja, os festivais se apresentaram como uma forma de conversão de público a partir de uma programação diversa.
Oportunidade pura para um artista iniciante ou até mesmo em ascensão!
Em diversos casos, o artista ganha com os festivais a oportunidade de se apresentar de maneira completa, ou seja, tanto sonoramente quanto sua performance ao vivo. E é nesses momentos que sua música faz mais sentido, suas letras, suas expressões artísticas e elementos de sua identidade visual.
O que é gravado em estúdio não oferece a mesma experiência de uma apresentação ao vivo, mas apesar disso desperta emoções e sentimentos relacionados ao artista e aos componentes que integram o cenário.
É na performance que o artista conquista o público, seja ele um grupo de fãs que já o conhece ou, principalmente, nos casos em que ainda é desconhecido para aquelas pessoas.
Um festival a ser divulgado ao público também leva consigo informações como a programação, bandas de abertura, bandas principais e diversas notas em jornais, blogs, redes sociais e mídia impressa – sem contar a presença da imprensa no dia do evento, realizando cobertura ao vivo dos acontecimentos e shows, assim como seus grandes destaques.
Essa visibilidade dá ao artista uma grande oportunidade de ser apresentado não somente ao público presente no festival, mas também às pessoas que acompanham o evento de forma remota.
O poder dos festivais é múltiplo para os artistas que sabem aproveitar as estratégias dessa oportunidade!
Festival é diversidade e possibilidade para muitos.