A maior associação de música e artes do brasil
Publicado em 06/12/2023.
Sentimos e ouvimos a música brasileira, mas para além de seu poder sensorial de transformação e influência sobre nós, ela também tem uma grande importância na preservação da cultura nacional.
A produção de registros fonográficos é uma forma de expressar o ponto de vista do artista sobre situações, acontecimentos e vivências, de acordo com a cultura regional e o contexto social do local.
Segundo o dicionário Oxford Languages, a palavra “cultura” tem o seguinte significado: “Complexo de atividades, instituições, padrões sociais ligados à criação e difusão das belas-artes, ciências humanas e afins”.
Sendo assim, ela fixa de maneira atemporal a história, ajudando futuras gerações a compreenderem o passado e, consequentemente, entenderem o presente. O registro é uma forma subjetiva de apresentar uma organização social de um determinado povo ou grupo.
Agora vamos entender um pouco mais como a música pode colaborar na preservação da cultura brasileira?
Por meio dela podemos conhecer ritmos oriundos de um povo, que contam suas histórias e ancestralidade em formato musical.
O Piseiro e o Forró trazem o gingado e vivências do povo nordestino.
Já o sertanejo raiz retrata a vida no campo junto ao gado e a natureza.
Os exemplos apresentam possibilidades de reconhecimento de um local e comportamentos de quem ali vive. Uma demonstração clara sobre como a música pode fazer esse registro, que por sua vez pode ser disseminado para milhares de pessoas de forma fácil e rápida, por meio das plataformas de streaming de música. É como se fosse possível dar a volta ao mundo a partir de um dispositivo móvel e fones de ouvido.
A arte é uma potente forma de registro, aprendizado e compreensão da história, que traz o passado para o presente e nos contextualiza sobre como chegamos até aqui.
A história e a arte andam de mãos dadas. E a música é um agente importantíssimo para a preservação da cultura nacional.