Sintonizando com Henrique Casttro

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Sintonizando com Henrique Casttro

Fotos: Marcel Bianchi.

Publicado em 04/06/2023.

Nesta edição do Sintonizando conversamos com Henrique Casttro, cantor e compositor que tem conquistado cada vez mais destaque na cena musical do país.

Nascido em Pedro Afonso, no Estado do Tocantins, em 1992, Henrique desde cedo mostrou interesse pela música e começou a desenvolver suas habilidades como autodidata. A paixão pela música fez com que se dedicasse a aprender a tocar violão e a aprimorar suas técnicas vocais. Mudou-se para Goiânia em 2011 em busca de seu sonho, enfrentou adversidades, mas sua persistência o ajudou a não desistir do seu caminho.

Suas composições passaram a ganhar notoriedade e começaram a chamar a atenção de artistas renomados. Grandes nomes da música sertaneja, como Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Marília Mendonça e muitos outros gravaram suas composições. Sua sensibilidade e habilidade em transmitir emoção por meio das palavras fizeram com que suas músicas se conectassem com o público de maneira autêntica.

Além de suas composições que são sucessos nas vozes de outros artistas, Henrique Casttro também é cantor e tem uma carreira solo em ascensão.
Com uma trajetória ascendente e um talento inegável, Henrique Casttro certamente continuará a deixar sua marca na música brasileira.

1 – Quando você descobriu que tinha talento para compor?

Eu descobri que tinha talento para compor com 12 anos de idade. Na verdade, com uns 8 anos eu já escrevia poesia e colocava na bolsa das meninas na escola. Eu adorava escrever poesias e palavras rimando. Mas com 12 anos que eu comecei a tocar um pouquinho de violão e fazer minhas poesias virarem música. Foi quando a música me encontrou pela primeira vez.

2 – Em que as adversidades que você encontrou pela sua trajetória te ajudaram a crescer na sua carreira?

As adversidades ajudam a gente a crescer e nos trazer maturidade, elas nos mostram que a gente ainda não está preparado e faz com que a gente se prepare mais ainda para que a gente seja merecedor no momento que a benção vier. Então, toda vez que a coisa não está favorável a gente trabalha para que ela fique o mais favorável possível.

3 – Como você conseguiu ter sua primeira música gravada por um grande artista?

A minha primeira música foi gravada por dois ídolos, a dupla João Bosco e Vinícius. E a música foi “Não Era Você”. Eu já tinha umas músicas gravadas, mas a primeira música de trabalho que tocou no Brasil inteiro foi esta canção. Eu fiz uma amizade com João Bosco numa pescaria, e a gente virou amigo nessa pescaria, trocamos contato e fizemos uma amizade bem legal, bem saudável. Depois, em seguida, eu enviei uma mensagem para ele e mandei a música “Não Era Você” então ele gravou e foi assim que aconteceu a primeira música de Henrique Casttro, na música sertaneja, de Norte a Sul do Brasil.

4 – Suas músicas estão sempre no TOP10 das mais tocadas no ano. Além do seu talento, ao que você atribui todo seu sucesso?

Eu atribuo o meu sucesso ao trabalho, à dedicação, ao amor, às minhas orações, aos meus pés no chão de acordar todo dia com “sangue no olho” para ir trabalhar. E eu acho que o sucesso é aquilo que você ama fazer e eu amo fazer música. Então eu acho que a junção de todos esses fatores que é correr atrás, trabalhar, perseverar, acreditar, buscar, ter fé e amar o que eu faço, faz com que eu viva constantemente o sucesso.

5 – Você tem investido também na sua carreira como artista (além de compositor). Quando você tomou essa decisão e como tem sido essa transição?

Na verdade, eu fui um cantor que virou compositor por um tempo e que agora eu estou lutando para fazer a transição de compositor para cantor. É uma transição muito difícil nos bastidores. Mas para aquelas pessoas que ainda não me conhecem e que estão tendo o primeiro contato comigo como cantor, eu quero que saiba que eu já tenho catorze anos de estrada e tem apenas oito anos que eu componho profissionalmente. Eu já cantava antes e a composição eu descobri no meio do caminho e devo tudo a composição, a experiência que eu tenho, todas as coisas que eu construí. Então, eu sou muito grato a composição e espero nunca parar de compor, vou continuar compondo e agradeço muito a Deus por estar começando minha carreira tão bem e tão bem servido de músicas. Se não fossem todos estes anos compondo para vários artistas, com certeza eu não eu não teria um repertório tão completo, tão bem feito e tão pensado quanto o que eu tenho agora para lançar. Então, eu estou muito feliz e ansioso para lançar o resto do DVD para vocês e doido para fazer essa transição de um jeito natural e tranquilo pra que as pessoas possam me aceitar e ouvir o meu som.

6 – Seu novo sucesso “Abuso de Poder”, com participação de Jorge e Mateus, atingiu 2 milhões de visualizações em apenas 4 dias. Como foi o processo de criação e a escolha desta música e da dupla para fazer o feat com você?

Eu estou muito feliz com esse momento da música “Abuso de Poder”, de ter atingido dois milhões de visualizações em apenas quatro dias. Essa é uma composição minha, do Elvis Elan, do Ricardo Vismark e do Ronael, de nós quatro. A gente queria apostar em algo diferente, porém algo mais simples. E a gente queria colocar um flow, um pouco da vertente do trap junto com o sertanejo, e assim nasceu “Abuso de Poder”. Eu mandei mais duas opções para o Jorge e Mateus terem três opções juntamente com “Abuso de Poder” e para escolher a participação. E obviamente esta música entre as três opções, era mais diferente. E a dupla que escolheu esta música, eu meio que fui um pouco tendencioso para escolher ela. Mas fiquei muito feliz por eles a terem escolhido, e me senti mais seguro ainda para gravar ela com eles.

7 – Você vai lançar um DVD ao vivo em Goiânia. Pode nos contar mais sobre este projeto?

Vou lançar meu DVD Ao Vivo em Goiânia e o que eu posso contar é que foi um repertório pensado durante três anos, onde eu vinha pensando e buscando a minha identidade. Tanto é que a gente surpreendeu todo mundo com o estilo musical, com o som. Porque queria fazer algo novo, algo diferente, mas o mesmo tempo algo que fosse a minha verdade. E eu acho que eu me encontrei muito nesse disco e podem esperar que vai ser um sucesso, em nome de Jesus, e eu estou muito ansioso para mostrar o restante do disco para vocês.

8 – Quais os seus projetos futuros?

Meus projetos futuros é trabalhar muito, viajar o Brasil inteiro levando um show, levando minha alegria, minha arte e minha música para todo mundo. Eu acho que só falta isso para eu fechar o ciclo, que é eu ver as pessoas cantando as músicas que a minha voz interpreta. Então eu não vejo a hora disso acontecer e estou muito feliz e muito ansioso para viver esses momentos com todos vocês. E os projetos futuros vão depender muito do jeito que vocês vão recepcionar este disco, que foi feito com muito amor e muito carinho.

Siga Henrique Casttro em:

YouTube
Instagram
TikTok
Twitter

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS