Fotos: @v_takayama.
Publicado em 09/04/2023.
Lei Di Dai é cantora e compositora nascida em São Paulo. Coroada rainha do Dancehall pela revista Rolling Stone, está comemorando 18 anos de carreira solo. Tem 4 álbuns lançados e inúmeras turnês internacionais.
Foi reconhecida pela Billboard pela influência da música jamaicana e do flow brasileiro, a cantora brilha por onde passa com suas letras positivas e batidas dançantes do Reggae, Dancehall, Jungle e DnB.
É a primeira mulher no Brasil a ter um Sound System, o Gueto pro Gueto Sistema de Som.
1 – Conta pra gente, como foi a infância da Daianne? Quais foram as suas principais influências musicais?
Tive uma infância maravilhosa passando as tardes na casa da minha avó Emilia, que me ensinou a cozinhar e me levava nas aulas de dança. O que me influencia, principalmente, é a música jamaicana e sua evolução. Do Brasil: Tim Maia, Dj Marky, Soulwax do Iggor Cavalera & Laima Leyton, eles me inspiraram também a acreditar em uma carreira internacional.
2 – Como a música jamaicana chegou até você?
Meu pai era um grande fã da música jamaicana, e nos anos 90 ele comprava na galeria 24 de Maio as fitas VHS de filmes e festivais de reggae. E eu fiquei fascinada com a vibe dos pretos no filme Rockers de 1978. Bob Marley no show em Santa Barbara ao vivo, nossa, que força! Que presença de palco! Esse show é de 1979, porém ainda é moderno e atual, como o reggae sempre foi e será música do futuro.
3 – Você é a primeira mulher no Brasil a ter um sound system. Como foi o processo da criação do Gueto pro Gueto Sistema de Som?
Ter um sound system foi realização de um sonho! Em 2012, eu, o Dj Vinnie e a produtora Thays Quadros decidimos criar o “Gueto pro Gueto Sistema de Som”, para levar música gratuita para todos os lugares! Captando verbas públicas através de editais, valorizando a cultura sound system, nascida no gueto lá na Jamaica, que influenciou o hip hop e diferentes vertentes musicais, mantendo a cultura sound system viva e forte!
4 – Como foi ser reconhecida pela Bilboard através da sua influência e flow ?
Foi uma grande conquista! É a minha história como artista e empreendedora musical contada na Billboard internacional, isso incentiva outros artistas independentes a acreditarem que tudo pode ser possível com dedicação e trabalho.
5 – Você leva sua mensagem a diversos países no exterior, como é esta conexão com o público de fora?
Desde 2009 eu faço turnês internacionais. Me sinto abençoada por poder cantar em diferentes países. A música tem o poder de transformar vidas e a conexão com outros artistas e público é linda! Me faz todo ano querer passar mais tempo excursionando.
6 – Você está comemorando 18 anos de carreira solo. Teremos uma celebração regada a muitos shows? O que está preparando para o seu público ?
Sim!!! Vai ter turnê de 18 anos! Faremos muitos sound system gratuitos ao ar livre pela cidade de São Paulo comemorando. Além de uma turnê internacional de 3 meses, com início em Julho de 2023.
7 – Quais são os projetos futuros?
Estou preparando um novo álbum com muito Jungle e DNB, bem modernão produzido na Europa com participações internacionais.