Publicado em 03/09/2021
Novos desafios surgem a cada momento e com eles, novas iniciativas reforçam a determinação da ABRAMUS de seguir na defesa dos direitos autorais de seus 90 mil associados. Atenta às pautas, sobretudo depois que a pandemia global trouxe novos desafios aos profissionais da música e da cultura, uma nova diretoria acaba de tomar posse para os próximos três anos de gestão.
Rumo aos 40 anos de sua fundação, a serem completados em 2022, a Associação Brasileira de Música e Artes renova o quadro de diretores, que passam a atuar lado a lado com profissionais que já vinham desempenhando papel importante em prol da categoria dentro da Abramus, nos últimos anos.
O compositor, músico e cantor Danilo Caymmi é o novo presidente da Abramus, acompanhado por Roberto Frejat na vice-presidência, trazendo suas experiências na música e nas questões relativas ao direito autoral no Brasil para o dia-a-dia de suas gestões.
Passam a integrar a nova diretoria um timaço de autores, músicos, cantores e compositores, formado por Abel Silva, Sérgio Junior, Vine Show e Tiê. Rafael Félix, Executivo da Universal Music e músico, inicia o seu segundo mandato, assim como o compositor, músico e produtor Daniel Carlomagno. Juca Novaes, advogado, músico e compositor, passa a desempenhar a função de diretor tesoureiro da Associação.
Compositor, músico, cantor e arranjador com mais de 50 anos de carreira e inúmeros sucessos, como “Andança” e “O que é o amor”, Danilo pertence à nobre linhagem dos Caymmi: é filho de Dorival, irmão de Dori e Nana Caymmi e pai de Alice Caymmi. Atua junto a Abramus pela defesa dos direitos autorais há mais de 10 anos.
Compositor, músico, cantor e produtor, Roberto Frejat foi, por 36 anos, integrante de uma das bandas mais importantes bandas do Brasil, o Barão Vermelho. Dono de sólida carreira solo, Frejat coleciona sucessos com vários parceiros, além de trabalhar ativamente na defesa dos direitos autorais.
Compositor, músico e cantor, Juca é membro fundador do grupo Trovadores Urbanos. Tem músicas gravadas por diversos artistas e é referência no universo dos festivais de música popular. Advogado atuante na área dos direitos autorais, atua em entidades internacionais importantes, como a de autores, Alcam (Alianza Latino Americana de Autores), da qual foi vice-presidente, e do Ciam (International Coincil of Authors in Music), do qual fez parte do board.
Músico, arranjador, cantor, compositor e produtor musical, Daniel juntou-se aos projeto Artistas Reunidos, da gravadora Trama, participando, como músico, compositor e produtor dos discos de estreia de João Marcello Bôscoli, Wilson Simoninha e Pedro Mariano. Participa ativamente de debates e inciativas em prol dos autores.
Atua no mercado fomográfico há 20 anos, tendo passado por importantes multionacionais da música, como EMI Music e Universal Music, onde atualmente está à frente das áreas de D2C, Retail Sales, Strategic Marketing, Public Performance, Licensing & Synchronization.
Escritor e compositor de clássicos da MPB com parceiros como Fagner, Moraes Moreira e Roberto Menescal, entre muitos ouros, Abel Silva já contabiliza 50 anos de carreira e mais de 100 composições , gravadas por artistas como Elis Regina, Gal Costa, Simone, Zizi Possi, Emílio Santiago e João Bosco.
Compositor, músico e produtor, Sergio Jr. é integrante e principal compositor do Sorriso Maroto, um dos mais importantes e bem sucedidos grupos de samba de pagode formados no Rio de Janeiro.
Cantora e compositora paulistana que se destacou pelo frescor de sua MPB pop, em mais de 10 anos de carreira Tiê lançou 5 álbuns de estúdio, um ao vivo, além de um DVD comemorativo. Tem diversas canções em trilhas de novelas e parceiros musicais importantes. Já fez turnês internacionais e participou de grandes festivais.
Compositor, músico e cantor desde os 12 anos, Vine é autor de inúmeros sucessos conhecidos nas vozes de diversos artistas. Já compôs mais 2 mil músicas, mais de 500 delas gravadas, e é presença forte na web e nas redes sociais com suas dicas para compositores e como apresentador do Resenhando com a Abramus.
Mestre da bossa nova, Roberto Menescal – compositor, músico, arranjador e produtor – que havia assumido a presidência da Abramus anteriormente, segue como um dos presidentes de honra da Associação, ao lado de Roberto Mello. Fundador e Diretor Executivo da Abramus, Roberto Mello é advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com extenso conhecimento na matéria, tendo sido Conselheiro do Conselho Nacional de Direito Autoral, vinculado ao Ministério da Cultura, e Diretor da ABDA – Associação Brasileira de Direitos Autorais, entre outros cargos importantes.