Publicado em 10/02/2021
Grande sucesso desde o seu lançamento em 2016, os Stories hoje possuem cerca de 500 milhões de usuários ativos por dia, ainda sendo provavelmente o espaço mais consumido dentro da plataforma, mesmo com a chegada do Reels.
Quer saber mais sobre o Reels? Veja aqui!
O formato para fotos e vídeos de 15 segundos, que desaparecem após 24 horas, se provou ideal para comunicação pontual e curta, aproximando o público e instigando o tão cobiçado engajamento. Ao longo dos anos foi ganhando novos recursos e mostrando que pode ir além. Então vamos entender todas essas funcionalidades e aprender a usá-las na sua estratégia de marketing digital.
Recurso básico, pode ser aplicado sobre suas fotos e vídeos, ou sobre fundos coloridos pré-definidos. Com boa variedade de fontes, cores, tamanhos e alinhamentos, abre espaço para o seu uso criativo, se adequando ao seu tipo de conteúdo e público. Lembra daquela história de testar? Aqui ela se aplica muito bem.
De variedade praticamente infinita, filtros e gifs trazem uma descontração e maior divertimento para o seu storie. Forma relativamente simples de diferenciar seus conteúdos entre si e também da concorrência, tende a atrair mais a atenção do usuário, especialmente em alguns tipos de público. Avalie o potencial de uso para o seu público e, como sempre, faça alguns testes.
A barrinha interativa é um ímã de engajamento. Serve tanto como uma ferramenta de pesquisa, ao permitir que o usuário dê um feedback simples sobre o conteúdo, quanto uma isca para estimular uma maior interação, especialmente em um público ainda não muito engajado. Teste usá-lo no começo de uma sequência de stories e veja se os seguintes não receberão mais curtidas, comentários e interações em geral.
Perfeita para lançamentos e eventos próximos, cria o awareness e aumenta a expectativa do público, gerando o “hype” em torno do seu produto/serviço.
Tem álbum, single, clipe e show chegando? Já sabe o que fazer.
Possibilitando dois tipos de respostas, com a pergunta sendo feita em forma de vídeo, texto ou imagem, o versátil recurso é uma valiosa ferramenta de pesquisa para entender melhor o seu público e também estimular maior interação. Teste formatos de perguntas mais diretas (sim/não) e mais descontraídas, ampliando sua percepção dos seguidores e potencialmente gerando insights para conteúdos futuros. Tá na dúvida de qual foto usar na capa do novo single? Deixe os fãs escolherem!
O recurso traz o Direct (DM) para dentro do stories, criando um canal de conversa com o usuário, que pode continuar consumindo o restante do conteúdo, retomando o diálogo depois. Por partir de você, permite um maior controle sobre os assuntos abordados. Não é incomum estarmos com a DM pipocando de mensagens no dia-a-dia. Então tire um tempo para avaliar os temas recorrentes e use o recurso para resolver todos de uma só vez.
Uma forma leve e descontraída de entender o quanto seus seguidores estão interessados e engajados no seu trabalho. Fazendo as perguntas certas, mais do que entender o que eles já sabem, você pode ensinar as informações importantes. Ex: “Qual o feat. farei no meu próximo álbum?”. Os mais desavisados certamente gostarão de saber da novidade e você ainda pode sondar outros nomes, avaliando as respostas.
Uma ótima forma de recompensar aqueles seguidores que te marcaram e divulgaram seu trabalho, dando destaque e reconhecimento no seu próprio perfil, o compartilhamento também é útil ao possibilitar criar uma “rede” de outros artistas e marcas que compartilham conteúdos e interesses, ampliando o alcance e atraindo novos potenciais seguidores.
O prático recurso é uma verdadeira mão na roda para quem tem algo para vender. Ingresso de show, DVD e todo tipo de merchandising pode ser oferecido aqui, levando o usuário direto para sua loja. Capriche na criatividade e aumente suas chances de converter a venda.
Como sempre, a música melhora qualquer coisa. E como estamos falando majoritariamente com artistas do setor, esse é um recurso para ser usado sem moderação. Uma dica extra: Acrescentar uma música em um storie de foto, amplia sua duração padrão de 5 segundos para os 15 que normalmente são aplicados apenas em vídeos.
Que forma melhor de engajar e conhecer seus seguidores, do que tirar um tempo para responder suas perguntas e ouvir suas opiniões? Crie uma rotina de fazer sessões do tipo com uma certa frequência. Ao mesmo tempo que você testa o interesse do público e aprende sobre suas demandas, a sequência de stories com suas respostas (vídeo, imagem ou texto) pode se tornar um conteúdo rico e atraente, capaz de render novos interessados.
Auge das interações e engajamento, o recurso cresceu muito com a pandemia. Além dos já tradicionais shows, explore outros formatos. Que tal usar enquetes e perguntas para descobrir outras coisas que os fãs gostariam de receber em forma de live? Um calendário de lives recorrentes também ajuda o público a se programar e aumentar a expectativa (claro que vale uma contagem regressiva!), provavelmente resultando em um número maior de seguidores acompanhando ao vivo.
Utilizado pela maioria das pessoas comuns para postar aquilo que “a mãe não pode ver”, o recurso oferece um uso profissional de acesso a conteúdos exclusivos por parte do público, geralmente pagando por isso. Mesmo que você ainda não tenha este tipo de conteúdo, experimente marcar todos os seguidores como melhores amigos e fazer uma postagem. Duvido que eles resistirão à curiosidade quando virem o círculo verde ao invés do laranja rosado. Só não pode abusar. Guarde a carta na manga para um momento importante e use um tom de brincadeira para não frustrar as pessoas.
Ufa! Muita coisa, não é verdade? Vá com calma, testando e explorando aos poucos cada um. Com certeza você logo contará histórias muito mais interessantes.
Se surgir alguma dúvida no processo, não exite em perguntar. Estamos sempre querendo saber qual o assunto da próxima postagem. Para isso, contamos com a sua participação.
Texto desenvolvido em conjunto com a Agência Métrica.
Fonte: Prodweb