Uma grande entrevista com Toquinho, um dos principais compositores da nossa história; composição coletiva no Ceará; dados do mercado; participação em importantes eventos da indústria e muito mais na nova edição da Revista Abramus. Boa leitura!
A capa já revela a entrevista principal com o primeiro e único Toquinho. Compositor com mais de 50 anos de estrada e muitos sucessos da MPB, ressaltou seus dois grandes parceiros de trabalho. Primeiro o eterno e saudoso Vinicius de Moraes, além do inseparável violão.
“O violão me faz dialogar com o sagrado e a música é a escritura desse diálogo… Tocar violão é respirar com as mãos, e a música é o ar em forma de acordes”.
Ele ainda falou do seu processo criativo e deu boas dicas para quem está começando. Então não dá para perder! (página 16)
Na área de Direitos Autorais trouxemos vários assuntos importantes:
Na seção “Direito Autoral” a advogada Vanisa Santiago veio para jogar uma luz sobre as o Direito de Remuneração garantidos pela cópia privada, em oposição às cópias piratas. (página 22)
Já na “Coluna Jurídica” o assunto é o funcionamento dos direitos de propriedade intelectual mesmo em obras encomendadas por terceiros. O Dr. Thiago Jabur Carneiro sanou as dúvidas em relação aos direitos de remuneração. (página 28)
De volta aos artistas, temos colunas e novidades para todos os gostos, recheado de nomes consagrados!
Ícone do rock dos anos 80, Paulo Ricardo falou da carreira mais movimentada do que nunca, relembrou grandes momentos e ainda deu suas dicas para os iniciantes em um descontraído bate-papo. Se liga aí! (página 14)
Na seção “In Memoriam” o coração bate mais forte ao relembrarmos da genialidade do querido e saudoso Walter Franco e toda a inovação que trouxe para nossa música. Leitura obrigatória para se aprofundar na história da nossa música. (página 26)
Em “Grandes Compositores” não trouxemos um, mas cinco compositores do Ceará que formam o coletivo SeuHit. Eles nos contaram como funciona o processo criativo e falaram dos desafios e benefícios deste modelo de compartilhamento intelectual. Um injeção de frescor para quem busca caminhos inovadores. (página 24)
E não é nem metade! Os Originais do Samba e sua agenda cheia (página 20), um artigo especial sobre o poder da música de nos emocionar(página 21), importantes dados do consumo de música no país (página 27) e o lançamento do app da Abramus e todas suas vantagens (página 13); completam esta edição mais que caprichada.
Então venha começar o ano com o pé direito. Desconecte de tudo mais e curta essa gostosa leitura repleta de informação e entretenimento que sempre buscamos trazer para você!