Pensa naquele filme que você adora, que te deixou sentado na beira da cadeira do cinema, naquela novela de sucesso que para o país, ou até a série que você ama maratonar várias vezes. Certamente esta e todas as produções audiovisuais de sucesso usam uma trilha sonora para ajudar a ditar o ritmo e compor a narrativa da história.
Já sabemos do poder que a música tem em nos transportar para lugares e transmitir emoções. A ciência já provou que o efeito em nosso cérebro é marcante (saiba mais aqui). Por isso ela é tão importante para compor uma boa obra audiovisual.
Falando em compor e importante, este tipo de trabalho de composição de trilhas sonoras tem tanta relevância, que muitos artistas se especializam na área, como por exemplo o nosso querido e premiado Sascha Kratzer, ganhador do Kikito de Ouro de melhor trilha sonora no último Festival de Gramado, com o filme “O Homem Cordial”.
É um trabalho minucioso, que requer muita sintonia com os outros elementos da obra audiovisual e cheio de nuances. Por isso mesmo, todo esse detalhamento também se aplica na hora de dimensionar os pesos de cada música e assim determinar as proporções dos direitos autorais devidos. Sem mais delongas, vamos entender como funciona.
Cada música tocada em um filme, série, novela ou qualquer outro programa audiovisual tem uma finalidade. Ela pode ser usada para abrir o programa, para marcar um determinado personagem, ser executada quando o programa vai para o comercial, entre outras formas. Quanto maior a importância do momento em que a música é executada, maior o peso dela na distribuição.
Esses diferentes usos são chamados de classificação por tipo de utilização. Vamos descrevê-los abaixo, citando também os respectivos pesos:
No cálculo da distribuição para cada obra e fonograma também são levados em consideração o tempo total de duração ou a frequência de execuções.
“E se minha música tocar em um programa que também foi exibido fora do Brasil?”
A Abramus faz a gestão coletiva dos direitos autorais de seus associados também fora do Brasil.
A partir do momento em que é marcado Mundo no Território de Representação na Ficha de Filiação, o artista passa a ter proteção internacional.
O associado vai receber obedecendo às regras da distribuição internacional. Ou seja, a sociedade de fora, que representa a Abramus, receberá os valores e repassará a Abramus.
Considerando o grande número de novelas e séries nacionais que são exportadas, nosso departamento Internacional dispõe de dezenas de contratos de direitos autorais ao redor do mundo em busca desses valores a nossos associados.
“O que acontece com as músicas de canais estrangeiros?”
Os canais de TV a cabo cujo sinal de origem é de fora do país (como por exemplo CNN e Warner) entram no chamado Cable Retransmission (canais retransmitidos).
Esta distribuição é indireta. O Ecad envia os valores para a sociedade do canal de origem, e depois isso volta como distribuição do Internacional.
De acordo com o Regulamento de Distribuição, “os valores referentes aos direitos autorais provenientes de cable retransmission, quando recebidos do exterior pelas Associações Nacionais, serão transferidos ao Ecad e os critérios de distribuição desses valores serão estabelecidos pela Assembleia Geral”.
Desde novembro de 2018 todos os audiovisuais exibidos nos canais estrangeiros são objeto de análise e distribuição direta pelo sistema brasileiro de gestão coletiva musical.
“O que é o Cue-sheet?”
Cue-sheet é um documento usado para registrar todas as obras musicais executadas dentro de trabalhos audiovisuais como filmes, novelas, seriados, programas e desenhos. Baixe o formulário aqui.
Resumindo…
As músicas tocadas em audiovisual são tão importantes quanto o roteiro ou a direção e têm uma classificação de uso que varia de acordo com o momento em que são executadas.
Se sua música tocou no exterior e você é representado pela Abramus no mundo, você recebe por meio das regras de distribuição internacional.
Se você ainda ficou com alguma dúvida, fale conosco!