A maior associação de música e artes do brasil
Bailarinos cobertos de lama num espetáculo que trata da miséria e da destruição da natureza. É o que se verá em “O Cão sem Plumas”, o novo trabalho de Deborah Colker, com estreia internacional marcada para maio
de 2017. E é novo de fato: a coreógrafa jamais fizera nada sequer semelhante nos 23 anos de sua companhia – que conta, desde 1995, com o patrocínio da Petrobras.
O poema homônimo, publicado em 1950 e um dos mais importantes da obra de João Cabral de Melo Neto (1992 -1999), leva Deborah e seu grupo ao meio da pobreza e da riqueza do Estado de Pernambuco, no Nordeste brasileiro.
Na criação de O Cão sem Plumas, Deborah tem um parceiro: o cineasta pernambucano Cláudio Assis, diretor de filmes marcantes como Amarelo Manga, Febre do Rato e Big Jato. Imagens captadas por ele serão projetadas durante o espetáculo – não como pano de fundo, mas como parte fundamental da narrativa.
Outros artistas de Pernambuco têm presença decisiva no projeto, como os músicos Jorge dü Peixe, do grupo Nação Zumbi, e Lirinha. Eles são responsáveis pela trilha sonora – ao lado de Berna Ceppas, habitual parceiro da coreógrafa – e interpretam trechos do poema.
No balé, aparecem personagens que são fundamentais para este trabalho de Deborah: os homens-caranguejo, pessoas que vivem e trabalham em torno do mangue no Estado de Pernambuco.
Confira as datas da turnê abaixo:
Recife – apresentações foram em 03 e 04/06
Porto Alegre – apresentações 30/06 e 01/07
Joinville – apresentação 19/07 no Festival de Dança
Rio de Janeiro – apresentações 27 a 30/07
Belo Horizonte – apresentações 05 e 06/08
Brasília – apresentação 12/08
São Paulo – apresentações 25/08 a 03/09
Para maiores informações, acesse: www.ciadeborahcolker.com.br/agenda
(Foto: DR – Direitos Reservados / Divulgação)