A maior associação de música e artes do brasil
Por Agência Nova. RS
O rapper comemora 30 anos de carreira com compilação de suas letras em um livro
Comemorando 30 anos de carreira, o rapper Thaíde formou um dos duos de rap mais influentes na história do Brasil ao lado do DJ Hum. Mas, Altair Gonçalves, seu nome verdadeiro, dedica-se ao hip hop por inteiro, seja cantando, ou à frente dos programas de TV Yo! (MTV) e Manos e Minas (TV Cultura). Thaíde também faz parte do time de apresentadores do programa A Liga (Band), com temporada confirmada para o ano que vem.
Com DJ Hum, o rapper está presente no primeiro registro da cultura hip hop nacional com a faixas “Corpo Fechado” e “Homens Da Lei”, na coletânea Hip-Hop Cultura De Rua, de 1988. No ano seguinte, a dupla lançou o primeiro álbum Pergunte A Quem Conhece. Depois disso, foram mais seis discos – cinco em parceria.
O próximo trabalho solo do Thaíde deve vir em 2016, além do lançamento de um livro com a compilação de 30 letras de músicas de sua carreira. “O rap mudou muito depois de 30 anos, mas foi uma mudança necessária. Hoje o que domina é a criatividade e a tecnologia, o que possibilita muitas pessoas fazerem música sem depender do grande mercado fonográfico”, disse o cantor em entrevista.
Em 2016, Thaíde também promete lançar um livro com o compilado de suas letras ao longo desses 30 anos de carreira, com comentários e contexto histórico, escrito por Gilberto Yoshinaga. Depois de tanto tempo, as letras continuam atuais. “Tem coisas que eu ouço hoje e parece que é o mesmo governo, os mesmos ideais, parece que nada mudou. Eu pensei que poderíamos ter evoluído mais, mas, infelizmente, só evoluímos em tecnologia”, conclui.
(Foto: Leo Pinheiro)