Por Agência Nova.RS
O festival contou com debates e apresentações de artistas renomados
Realizado dia 11 de novembro, no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro, o DMX Music Experience engloba debates sobre o futuro das plataformas digitais de distribuição de música e premia artistas, bandas, cases e profissionais em uma grande festa que reúne os maiores artistas do país e profissionais de todo o mercado festival pela primeira vez, baseando-se em vendas legalizadas na web e resultados reais na produção, promoção, divulgação e distribuição de música nos meios digitais.
O festival, criado pelo produtor musical Marco Mazzola, levou ao palco apresentações de artistas renomados, como Emicida e Pitty. As categorias da premiação foram divididas em “Top Músicas”, que considerou as canções mais baixadas e “Destaque na web”, que julgava as estratégias e negócios dos artistas no mundo digital.
O DMX premiou a dupla Henrique & Juliano como “Top streaming” e “Top audiovisual”. Lobão levou o “Criatividade em crowdfunding”, Emicida ganhou o “Top criatividade em vídeos”, a cantora gospel Aline Barros ganhou o “Top interação digital” e a banda de rock Cadillac Dinossauros, de Ponta Grossa, levou para casa o troféu “DMX Brasil New Talent”. Já o aplicativo Spotify venceu a categoria “Top criatividade app musical”.
Marco Mazzola, produtor musical, diretor e idealizador do evento, conta, em entrevista, que 70% do mercado brasileiro já é digital. “Antigamente, o departamento artístico de uma gravadora englobava umas 30 pessoas. Hoje são 15 trabalhando no digital e no máximo cinco na parte física. Precisamos ter o cuidado de organizar esse mercado agora” conta.