Saiba sobre o que é ISRC e como obter os códigos
ISRC (International Standard Recording Code ou Código de Gravação Padrão Internacional) é um padrão internacional de código para identificar de forma única as gravações. O Produtor Fonográfico é o responsável por gerar e cadastrar o ISRC. O Produtor Fonográfico pode ser uma gravadora ou a pessoa física ou jurídica responsável economicamente pela gravação.
Gerando os Códigos de ISRC
*Não é possível gerar o ISRC sem estar filiado como Produtor Fonográfico
Para quem deseja gerar os códigos de ISRC, primeiramente, é necessário estar filiado na categoria de Produtor Fonográfico para ter o registro de produtor e poder gerar os códigos.
Se ainda não se associou, clique aqui *Não se esqueça de incluir a categoria “Produtor Fonográfico”
Se já é filiado e deseja incluir a Categoria de Produtor Fonográfico na sua filiação para gerar ISRC, entre em contato com o atendimento das nossas unidades
Gerando os ISRCs On-Line pelo Portal Abramus
Como Produtor Fonográfico você pode gerar os ISRCs diretamente on-line de uma maneira mais rápida. Também será possível fazer o upload do áudio da gravação em formato “.wav” .
Para gerar on-line, entre em: Portal Abramus
Veja nosso vídeo tutorial abaixo para gerar seu ISRC:
– Assim que gerar os Fonogramas (ISRC’s) já poderá utilizar os códigos para a fábrica que irá prensar o CD ou enviar para as agregadoras ou plataformas digitais
ISRC Gerado Por Agregadoras Musicais
Fonogramas Nacionais com ISRCs de Agregadoras Musicais
Se você possui ISRC gerado e fornecido por uma Agregadora Musical, você pode cadastrar o fonograma no Portal Abramus para receber os direitos conexos, se houver.
Quando o ISRC de um fonograma nacional for gerado por Agregadora, não há obrigatoriedade do ISRC começar com radical de país associado ao Brasil. (BR, BX, BC, BK). No entanto, devem ser informados um radical de país e uma agregadora válidos, e nesse caso selecionando-a à partir de uma lista pré-existente na tela de cadastro de fonograma.
Significado do Código
O ISRC se compõe de 12 caracteres e contém a informação de onde, quando e quem possui a gravação (fonograma). É alfanumérico, utiliza números arábicos (0 a 9) e letras do alfabeto romano (A a Z).
Veja abaixo:
ISRC gerado pelo Produtor Fonográfico
BR-XXX-18-00001
ISRC gerado e fornecido pela Agregadora Musical
Quando o ISRC de um fonograma nacional for gerado por agregadora, não há obrigatoriedade do ISRC começar com radical de país associado ao Brasil. (BR, BX, BC, BK). No entanto, devem ser informados um radical de país e uma agregadora válidos, e nesse caso selecionando-a à partir de uma lista pré-existente na tela de cadastro de fonograma