A Abramus lamenta com grande pesar o falecimento do cineasta e produtor Geraldo Moraes, aos 78 anos, no último sábado (5), e presta suas condolências aos familiares.
Nascido em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Geraldo Moraes com seu talento e profissionalismo foi muito importante para a cultura brasileira no cinema e no setor audiovisual.
Geraldo, em seus filmes e produções, retratava o Brasil valorizando a cultura local, sendo uma das pessoas que mais deu vida à história da região Centro-Oeste. Foi secretário do Audiovisual e do Planejamento do Ministério da Cultura, na gestão do ministro Antônio Houaiss, em 1993, quando administrou o Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro, que deu início à retomada da produção cinematográfica no país após o governo Collor, e coordenou a regulamentação da Lei do Audiovisual.
Em 2003, foi eleito presidente do Congresso Brasileiro de Cinema. Na sua gestão, trabalhou pela criação da ANCINAV – Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual e pela aprovação da Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (Convenção da UNESCO). Criou a Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural e é membro do Conselho Diretor da Federação Internacional das Coalizões (FICDC).
Geraldo também teve vários livros publicados e em 2008, ganhou biografia da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo. Trata-se de “Geraldo Moraes – O Cineasta do Interior”, escrita pelo jornalista Klecius Henrique.
Filmografia
Lamentamos esta grande perda para cultura brasileira, mas com a certeza que seu legado estará presente para sempre. Viva Geraldo!
Muita força e paz aos familiares!