ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MÚSICA E ARTES


anuário
2016

Editorial


01

ARTÍSTICO &
REPERTÓRIO


02

DOCUMENTAÇÃO


03

INTERNACIONAL
DIREITOS AUTORAIS


04

INTERNACIONAL
DIREITOS CONEXOS


05

NOVOS
NEGÓCIOS


06

TEATRO &
DANÇA


07

AUTVIS


08

COMUNICAÇÃO


09

FINANCEIRO


10

TECNOLOGIA
DA INFORMAÇÃO


11

ECAD


12

Editorial


01

A ABRAMUS permaneceu em 2016 como a maior associação de direito autoral do país em quantidade de associados, representando 57 mil titulares no Brasil e no exterior.

A documentação correta e consistente foi um dos principais e mais importantes objetivos da Abramus durante o ano . A ABRAMUS foi a associação que mais documentou repertórios no sistema do Ecad em âmbito nacional, assim como ocorreu na documentação internacional. É o trabalho primoroso do departamento de Documentação que garante ser possível identificar seus criadores e realizar a distribuição apropriada de direitos autorais arrecadados. Foram 1.022.272 obras cadastradas, 628.693 fonogramas e 8.854 cue-sheets

Com o crescimento exponencial de obras audiovisuais, um dos focos em 2016 foi no atendimento e filiações de compositores de trilhas, em especial os de TV e de Cinema. Sem deixar de lado o exímio bom atendimento aos titulares, marca registrada do departamento Artístico & Repertório que trouxeram 6.285 novos filiados no ano, totalizando um crescimento superior a 10% em relação ao ano anterior.

O departamento Internacional Autoral investiu no trabalho do repertório de seus associados no exterior, estreitando relacionamentos e aperfeiçoando técnicas. São mais de 190 territórios, através de 81 contratos firmados com associações autorais de todo o mundo. Nos últimos 6 anos a Abramus recebeu mais de 17 milhões de reais do exterior. Em 2016 foram R$ 2.531.463,97, contemplando mais de 2.878 titulares representados pela ABRAMUS.

Em 2016 países como França, Portugal e Chile assinaram contratos de representação com a Abramus para Direitos Conexos, que abrange as categorias de Músico Executante. Assim, as sociedades Adami, GDA e SCI passaram a representar os associados Abramus em seus países e a Abramus representa os titulares deles no Brasil. Tais contratos juntam-se as já consolidadas parcerias com PPL (Inglaterra), Sena (Holanda), Sami (Suécia), CPRA-Geidankyo (Japão), ou seja, mais de 30 contratos com sociedades estrangeiras. Nos Estados Unidos, os titulares Abramus são representados pela SoundExchange. Vale lembrar que outras 32 empresas

de diversos países escolheram a Abramus para gerir os direitos de seus artistas no Brasil.

Melhorias nas ferramentas de tecnologia e apoio trouxeram ganhos expressivos, mais transparência, interação e dinamismo. O Portal ABRAMUS é uma das importantes ferramentas que possibilitou que os associados pudessem analisar seu repertório, identificar, solicitar, acompanhar o pagamento e, ainda, visualizar valores já recebidos de maneira simples e rápida. A Associação, por sua vez, diminuiu substancialmente o trânsito de e-mails, papéis e correspondências enviadas, fatores esses que reduziram nosso custo operacional. Outro projeto importante que merece destaque é o Sistema de Gerenciamento de Música, ferramenta interna da Associação, que passou por diversas modificações e melhorias. Além disso, novos projetos tecnologia foram desenvolvidos buscando melhorias e benefícios que influenciem seus associados e a melhoria dos processos internos e externos. É a tecnologia em constante progresso a favor do desenvolvimento.

O departamento de Teatro & Dança

segue com o propósito de ir além da cobrança e distribuição de direitos. Foram 247 obras autorizadas e 112 contratos firmados. Essa empreitada rendeu uma receita na casa dos R$ 1,5 milhões. Atualmente, a Abramus conta com cerca de 300 autores nacionais e um enorme número de autores internacionais.

Nas artes visuais, o ano de 2016 foi marcado por um grande número de exposições importantes no país com artistas representados pela nossa coligada AUTVIS. Apesar da crise econômica do país ter afetado a indústria editorial, o número de licenciamentos aumentou. A AUTVIS também iniciou o trabalho de adaptação dos processos da sociedade à Lei nº 12.853/2013 e apresentou a documentação requerida para a habilitação junto ao Ministério da Cultura. Na área internacional a AUTVIS participou da reunião anual do Conselho de Criadores da CISAC, CIAGP, que ocorreu em outubro em Viena. Nesta reunião a AUTVIS confirmou sua posição de maior sociedade de artes visuais da América Latina e seu lugar entre as maiores do mundo. O ano foi encerrado com 835 artistas filiados e

arrecadação de R$ 823.176,24

O ano também foi em busca de melhores remunerações e a regulamentação no que envolve o direito autoral no meio digital. O mercado do streaming teve um grande crescimento no ano e mesmo com os números altos de execução, os valores envolvidos e repassados aos criadores ainda é muito baixo. A Abramus esteve presente em todas as discussões relacionadas ao tema para que o meio digital fosse devidamente reconhecido como ambiente de execução pública. Participou de estudos e discussões sobre mudanças e os rumos dos direitos dos autorais envolvidos no mercado de músicas pela internet. Afinal, o Brasil está presente no mercado dos principais provedores de conteúdo digitais do streaming, como iTunes, Google Play, Spotify, Napster e Deezer, o que demonstra a grande potencialidade do mercado brasileiro.

Nas questões políticas no Brasil envolvendo o direito autoral, a Abramus manteve o diálogo com o Ministério da Cultura em diversos encontros durante o ano. Um dos diálogos mais importantes foi sobre um novo projeto de lei, o PLS

206-12 que visa isentar de cobrança de direitos autorais os empreendimentos destinados à prestação de serviços de hospedagem sendo extremamente prejudicial aos artistas brasileiros. A Abramus manteve o contato com o ministério, promoveu debates, mobilizou artistas para que o projeto não fosse aprovado.

A Abramus em 2016 fortaleceu parcerias permanece engajada com as principais organizações e instituições mundiais de Direitos para que os trabalhos de seus artistas filiados sejam sempre respeitados e contemplados não só no Brasil, mas em todos os países.

ABRAMUS, a única sociedade multirrepertório do Brasil atuando na Música, Audiovisual, Artes Visuais, Teatro & Dança. O resultado detalhado de 2016 encontra-se disponível nas próximas páginas. Agradecemos a confiança em nosso trabalho e nos comprometemos a fazer sempre mais e melhor a cada ano. Vamos em frente e cumprir nossa destinação em favor dos titulares de direitos autorais.

Roberto Mello
Diretor Geral

ARTÍSTICO &
REPERTÓRIO


02

Com a manutenção da média dos últimos anos, encerramos 2016 com crescimento superior a 10%, totalizando 54.910 titulares, com 6.285 novos filiados no ano. Mantivemos o foco em nossas ferramentas para proporcionar aos nossos titulares uma maior transparência na relação, disponibilizando através de nosso Portal de Relacionamento acesso aos demonstrativos financeiros, base de créditos retidos para consulta, informações sobre os cadastros de obras e fonogramas, entre outras funcionalidades.

Os acordos firmados com grandes usuários de música desde 2013, possibilitaram o aumento e

consolidação de algumas rubricas, como por exemplo as TV´s por assinatura, que ao ficarem adimplentes se transformaram
na segunda rubrica mais
importante da Distribuição.
Com isso passamos a focar
parte de nossos recursos no desenvolvimento de sistemas voltados para o audiovisual e aprimoramento dos matchings
para identificação dos créditos retidos e não identificados.

Neste momento as equipes
trabalham no desenvolvimento do
Portal de Duplicidades que agilizará
as resoluções de conflitos entre
autores e editores possibilitando
uma maior celeridade no processo
de liberação a acerto dos

Filiados em 2016

6.285

cadastros. Esta ferramenta está prevista para meados de 2017.

As mudanças políticas no Brasil
foram positivas para a gestão
coletiva, possibilitando a volta do
diálogo para nosso segmento com o
governo atual, que tem se
mostrado mais aberto ao entendimento nos diversos
assuntos de interesse comum.

O mundo é digital e a Abramus
está pronta para o desafio,
muitos avanços são esperados
para o próximo ano, como a definição da existência de
execução pública no streaming
que possibilitará um aumento
nas arrecadações e distribuições
a nossos titulares em 2017.

Filiados Total

54.910

Documentação


03

Com postura ética, profissional, de responsabilidade e respeito aos seus associados, seguindo seus valores, a ABRAMUS mais um ano manteve a transparência nas relações e em suas ações perante aos titulares de direitos.

Com uma trajetória de excelência e know-how no tratamento de grandes volumes de documentação, a ABRAMUS atende atualmente mais de 55 mil titulares e novamente bateu recorde de cadastros de obras, fonogramas e cue-sheets, conforme

demonstram os números do ECAD. Nos últimos anos, o crescimento exponencial é demonstrado através de números expressivos e portanto, segue como sendo a sociedade pioneira de qualidade e eficácia no cadastramento de repertórios, sendo capaz de gerir e depurar informações de diversos e mais variados repertórios.

Enfrentando diferentes desafios e as incertezas do mercado, através da valorização do trabalho em equipe, da adaptação as mudanças e com novas estratégias e procedimentos, a ABRAMUS alcançou os objetivos estabelecidos e mostrou-se capaz de inovar e evoluir processos inerentes ao negócio.

A cada ano, novos criadores nacionais e estrangeiros surgem e demandam

registros de seus repertórios, sendo sempre vital a identifcação de todos os titulares envolvidos para que sejam contemplados corretamente por suas criações.

Alinhado e em sintonia com o departamento de TI novos processos de documentação surgirão, desenvolvendo assim estratégias que delimitarão a direção que otimizará o tratamento dos dados recebidos para cadastro, indepentemente do formato. Dessa forma, a ABRAMUS permancerá com a agilidade de documentaçao e com retornos e acompanhamentos de maneira clara e objetiva aos seus titulares.

Sucesso depende de inovação e a ABRAMUS demonstra ao longo dos anos sua capacidade!

DADOS REFERENTES AO ANO DE 2016
Cadastros realizados e identificados
Responsável: ASSOCIAÇÃO
Fonte de dados: ECAD
Informações extraídas em 23/05/2017

Obra

1.022.272

Audivisual

8.854

Fonograma

628.693

QUADRO COMPARATIVO ANOS 2010 A 2016

OBRA
Cadastros realizados e identificados

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 658.761 822.792 530.721 906.533 886.356 929.716 1.022.272

AUDIOVISUAL
Cadastros realizados e identificados

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 5.813 10.370 9.597 8.102 7.515 95.708 8.854

FONOGRAMA
Cadastros realizados e identificados

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 107.841 329.824 172.301 363.344 1.336.080 91.151.005 628.693

Internacional
Direitos Autorais


04

Em 2016 investimos no trabalho que desenvolvemos com o repertório de nossos associados no exterior, estreitando relacionamentos e aperfeiçoando técnicas. Contando com colaboradores preparados, pró-ativos e dedicados, a ABRAMUS defende os direitos de nossos associados em mais de 190 territórios, através de 81 contratos firmados com associações autorais de todo o mundo.

Os números mostram que estamos no caminho certo: nos últimos seis anos, recebemos mais de 17 milhões de reais. Em 2016 recebemos do exterior R$ 2.531.463,97, contemplando mais de 2.878 titulares representados pela ABRAMUS.

Em nossa constante busca pelo

equilíbrio entre o trabalho feito com o repertório nacional e com o repertório internacional, nosso departamento também cuida com afinco do repertório das associações estrangeiras que a ABRAMUS representa no Brasil e dos autores e editores que optaram por se filiar diretamente conosco.

Com uma equipe experiente e zelosa, trabalhamos arduamente identificando e mantendo a nossa base de dados atualizada. Com isso, garantimos a correta distribuição dos valores arrecadados em território brasileiro para nossos representados.

O resultado desse trabalho é que a cada ano, aumentamos o valor remetido para o exterior. Em 2016 remetemos aproximadamente

14 milhões para as sociedades que representamos. Esse ano, passamos a representar o repertório português e o repertório equatoriano aqui no Brasil.

A SPA e a SAYCE eram representadas por outras associações no Brasil e elegeram a ABRAMUS como sua representante, para cuidar de seus repertórios.

Para 2017, estamos projetando um novo sistema e, com isso, a automatização de algumas tarefas que atualmente são executadas manualmente. Além de agilizar o trabalho, poderemos desenvolver novas funcionalidades, que auxiliarão o departamento internacional autoral na defesa dos direitos de nossos associados e representados.

“With ABRAMUS as a partner, SESAC continues to advance its objective of
increasing royalty income for our music rightsholders. Therefore,
ABRAMUS has proven to be a very valuable partner in the region.”
Heather Fletcher
SESAC

Internacional
Direitos Conexos


05

Sabem o que França, Portugal e Chile têm em comum? Lugares lindos, gente alegre e boa música certamente! Mas, além disto, em 2016 todos eles assinaram contratos de representação com a Abramus para Direitos Conexos, que abrange as categorias de Músico Executante Intérprete. Assim, as sociedades Adami, GDA e SCI representam os associados Abramus em seus países ao passo que a Abramus representa os titulares deles aqui no Brasil. Tais contratos juntam-se as já consolidadas parcerias com PPL (Inglaterra), Sena (Holanda), Sami (Suécia), CPRA-Geidankyo (Japão), ou seja, mais 30 contratos com sociedades estrangeiras. Nos Estados Unidos, os titulares Abramus são representados pela SoundExchange. E vale lembrar que outras 32 empresas de diversos países escolheram a Abramus para gerir os direitos de seus artistas no Brasil.

O valor distribuído em 2016 pela Abramus ao exterior foi um número recorde de R$ 15.295.116,60, sendo 16,35% maior que 2015. Isso representou 55,56% de toda a distribuição

estrangeira sobre Direitos Conexos do Ecad (músicos executantes, intérpretes e produtores fonográficos). Cerca de 9.100 titulares receberam direitos pela execução de suas músicas por meio de 45 sociedades/organizações que são parceiras Abramus. Estes números são resultado da eficiência da Abramus em registrar titulares, fonogramas, Cue-Sheets e, obviamente, identificar tais repertórios junto ao Ecad. O registro de repertório é uma das maiores preocupações da Abramus e, portanto, 78,5% do cadastro de fonograma no Ecad em 2016 foi realizado pela Abramus. 38% dos pagamentos realizados resultaram da identificação de créditos antes não identificados. O aperfeiçoamento contínuo de ferramentas para cadastro e identificação de repertório é um papel fundamental para a conquista destes resultados.

A Abramus tem melhorado também seu desempenho na arrecadação do exterior e R$ 458.272,31 foi arrecadado em 2016. Embora seja um valor equivalente ao ano anterior, há

ainda pagamentos já em curso, mas que serão creditados apenas em 2017. Em 2016, 890 titulares foram beneficiados com pagamentos do exterior, totalizando um valor de R$ 277.342,98. Vale lembrar o importante contrato celebrado com Portugal, que irá trazer benefícios aos músicos e intérpretes da Abramus. As distribuições devem ocorrer ao longo de 2017.

Isso não é tudo. A atuação nas organizações internacionais como Scapr, Filaie, IFPI continuam sendo essenciais na gestão dos direitos dos titulares Abramus. O futuro dos direitos Conexos no Brasil e no mundo, a discussão de direitos digitais e as constantes reuniões de aprimoramento das regras e sistemas do Ecad fazem parte do cotidiano da Abramus em busca de qualidade e justa distribuição dos direitos autorais aos associados. Em 2017, mais projetos virão para manter a qualidade, transparência e confiança destes já 35 anos de luta pelo Direito Autoral. Nos vemos em 2017.

CONTRATOS
DE ARTISTAS

SOCIEDADE PAÍS
Actra-PRS Canada
Adami França
Aie Espanha
Andi México
Apollon Grecia
Artisti Canadá
Asdac Maldóva
Cpra/Geidankyo Japão
GDA Portugal
Gramex Dinamarca
Gramo Noruega
Huzip Croacia
Mroc Canadá
Nuovo Imaie Itália
Oberih Ucrânia
Playright Bélgica
Ppl-I Inglaterra
Raap Irlanda
Sami Suécia
Sena Paises Baixos
Soundexchange Eua
Stoart Polonia
Unac Angola
Zavod Ipf Eslovênia

CONTRATOS DE
PRODUTORES FONOGRÁFICOS

SOCIEDADE PAÍS
Asdac CanaMaldóva
Gramex Dinamarca
It's Right Itália
Ppl-Pf Inglaterra
Re:Sound Canadá
SCF Consorzio Fonografic Itália
Sena Paises Baixos
Sgp Paraguai
Sodinpro República Dominicana
Unac Angola

Principais Recebedores
de Direitos do Exterior

# TITULAR
1 Nivaldo Batista Lima
2 Caetano Emmanuel Viana Teles Veloso
3 Jorge Lima Menezes
4 Loalva Braz Vieira
5 Jorge Mario Da Silva
6 Levi De Oliveira Silva
7 Flavio Franco Junior
8 Rodrigo Cavalheiro Rufino
8 Vanessa Sigiane Da Mata Ferreira
10 Monique Kessous

Destaque para a
Identificação de Repertório

Trabalhar a identificação do repertório de seu titular
é fundamental para garantir bons resultados aos
associados. Notem que 38% dos valores distribuídos
pela Abramus são exatamente destas verificações
diárias que diversas equipes da Abramus realizam.
Após esta primeira identificação, os benefícios
continuam, já que esta identificação pode continuar
recebendo direitos por meio da Distribuição regular
do Ecad. O resultado disto tudo é o crescente valor
distribuído pela Abramus a cada ano.

1%

38%

61%

Distribuição Retido Ajuste

Novos
Negócios


06

Nos últimos anos a música se tornou dependente da tecnologia e hoje as ferramentas digitais são o motor para o consumo de música no mundo todo. Não é possível mais separar a música do ambiente digital. E isso é uma coisa boa! Hoje temos milhões de músicas ao toque dos dedos!

As plataformas digitais como Spotify e Apple Music vem ganhando mais e mais seguidores no mundo todo e o Brasil não fica atrás. Pela possibilidade de crescimento nosso mercado, ainda pouco explorado, ele tem sido alvo de pesadas investidas dos players para aumentar a quantidade de assinantes pagantes, o que no geral é bom para todos.

Além dos serviços de música citados acima, o Brasil hoje é um países com maior número de usuários de Youtube e um dos maiores mercados para plataformas de

Video On Demand (VOD) como Netflix.

Mesmo com o mercado em forte crescimento e com números altos, os valores envolvidos, e repassados os criadores ainda é muito pequeno quando comparado com o mercado físico. Entretanto, apesar da constante analogia entre os mercados físico e digital, as realidades são distintas e o mercado digital deve ser entendido como uma nova fonte de receita, com padrões distintos, tanto com relação a forma de se consumir música, como com relação a remuneração pelo consumo. Estamos apenas no começo e em pouco tempo esse mercado vai ser um importante fonte de receita aqui no Brasil.

O ambiente digital, apesar de não um tema novo tem gerado cada vez mais curiosidade da classe artística, tanto na questão da distribuição do

conteúdo, que é um serviço realizado pelas empresas conhecidas como Agregadoras, como pela arrecadação dos valores dos autores. A Abramus acompanha de perto a evolução desse mercado e vem desenvolvendo soluções para ajudar os associados que buscam apoio nessa área. É importante que os criadores de música se sintam aparados nesse momento de transição e o papel da Abramus é ajudar seus associados a entender esse novo modelo de negócio.

Os desafios desse novo mercado também são os mesmos em outros países, e a Abramus, como parte de vários grupos de trabalho da CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores) mantem um constante monitoramento dos principais acontecimentos na área digital para manter nossa estrutura atualizada e nossos associados sempre bem informados.

Teatro &
Dança


07

Durante os últimos anos, a área de Teatro & Dança desenvolveu uma metodologia de trabalho baseada na transparência e na produtividade, sempre em constante processo de adaptação para melhorar as atividades. Como resultado dessas ações, podemos dizer que atualmente a ABRAMUS não trabalha simplesmente com cobrança e distribuição de direitos: somos praticamente um agente de autores e buscamos sempre divulgar suas obras, tanto no mercado interno, quanto no internacional.

Obras autorizadas em 2016

247

Continuamos com cerca de 300 autores nacionais, como Manuel Bandeira, Cecilia Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Luis Fernando Veríssimo, Ariano Suassuna, Nelson Rodrigues, dentre outros renomados.

No ano de 2016, tivemos 247 obras autorizadas e 112 contratos firmados. Essa empreitada rendeu uma receita na casa dos R$ 1,5 milhões. Contamos com grandes peças que foram sucesso de público nesse período. Além das peças de Nelson Rodrigues, que são, sem

Contratos firmados em 2016

112

dúvida alguma, nosso carro chefe, as internacionais “Cat on a hot in tin roof”, “The Mountaintop”, “Morte accindentale de um anarchico” e “Johan Padan a la descoberta das Américas” que permanece sendo representada a mais de 10 anos no Brasil merecem destaque.

“ A obra de Nelson Rodrigues nunca foi tratada com a seriedade e o profissionalismo com que a Abramus lidado até agora”, relata Sonia Rodrigues, filha de Nelson Rodrigues.

Renda média em 2016

R$ 1,5 MI

Autvis


08

O ano de 2016 foi um ano positivo
para a AUTVIS, em vários setores.
Apesar da crise econômica do
país ter afetado a indústria
editorial, o número de licenciamentos aumentou e foi necessário uma adaptação na
forma de negociação entre a
AUTVIS e as editoras com a finalidade de viabilizar esta produção. Trabalho este que
rendeu novas parcerias e o fortalecimento das já existentes.

O ano também foi marcado por um grande número de exposições importantes no país, como Pablo Picasso, Alexander Calder, Gerrit Rietveld, Matisse entre outros. A AUTVIS participou ativamente dos licenciamentos destas exposições e

este foi um dos fatores que impulsionaram o aumento na arrecadação.

ARRECADAÇÃO NACIONAL EM
2016: R$ 822.123,55


ARRECADAÇÃO INTERNACIONAL
EM 2016: R$ 1.052,69


ARRECADAÇÃO TOTAL EM 2016:
R$ 823.176,24


NÚMERO TOTAL DE FILIADOS:
835


Na área internacional a AUTVIS participou da reunião anual do Conselho de Criadores da CISAC, CIAGP, que ocorreu em outubro em Viena. Nesta reunião a AUTVIS

confirmou sua posição de maior sociedade de artes visuais da América Latina e seu lugar entre as maiores do mundo.

Para 2017 o foco da AUTVIS
será trabalhar intensamente na Campanha para o Direito de
Sequência que está sendo
promovida pela CISAC, que
trará grandes benefícios aos
artistas plásticos e visuais, e a
modernização dos sistemas tornando todo o processo
100% automatizado e iniciando a utilização do sistema de
cobrança único para a área
digital, o OLA – On Line Art.

Fabiana Nascimento
Gerente de Artes Visuais

Comunicação


09

A Comunicação da Abramus em
2016 manteve o foco em informar,
aproximar e fidelizar seus
associados.

Para isso, manteve a comunicação
ativa para que o trabalho da
associação e todas informações
competentes ao Direito Autoral
fossem intensamente absorvida
pelos filiados e todos os públicos
de interesse.

Em 2016 a Abramus investiu
ainda mais em todos os seus
meios de comunicação com o
foco maior em suas mídias sociais
e assessoria de imprensa. Criou
um novo site e manteve revista,
newsletter, mailings informativos
para associados e colaboradores,
se aproximando ainda mais do
seu público.

A Abramus criou uma comunicação
intensa nas redes sociais,
aumentando as publicações diárias
e utilizando também o conceito

inbound marketing, que aumentou
os seguidores e a interatividade
entre a Abramus e o público.
Foram criadas neste ano a página
no Instagram e o canal no Youtube
que estão em crescimento.
O site da Abramus foi totalmente
reformulado, com a nova
identidade visual e com mais
informações, funcionalidades e
facilidades para os associados.

Em relação aos eventos, a Abramus
participou, apoiou e promoveu
diversos durante o ano. No início
do ano, a Abramus em parceria
com ABDA – Associação Brasileira
de Direito Autoral promoveu um
debate sobre um dos assuntos
mais atuais do mercado cultural: o
Direito Autoral na Era Digital.
Ocorreram palestras para os
associados participarem e
esclarecerem dúvidas sobre o
Departamento Internacional da
Abramus, sobre Direitos Autorais no
Streaming, Coaching para artistas,
Facebook e muito mais. A Abramus

também apoiou grandes eventos
participando através de palestras,
mesas de debates e painéis como
no Music Trends Brasil, Festival
Path, Rio Music Conference e Festa
Nacional da Música

Em 2016 a Comunicação
também lançou 3 edições da
Revista ABRAMUS, trazendo
edições em que a capa sobre
Artes Visuais, Dramaturgia e sobre
o artista brasileiro, Renato Russo,
importante artista brasileiro filiado
a Abramus que faleceu há 20
anos, mas sua música e legado
permanecem presentes até hoje.
Foram ao todo 18 mil exemplares
da revista.

Site
O site da ABRAMUS contém
notícias da música, teatro, direito
autoral, artes visuais e audiovisual,
galeria de artistas; informações
e formulários para filiação,
agenda de shows, cadastro de
obras e fonogramas.

Acessos:

Redes Sociais
As redes sociais, Facebook e
Instagram, são intensamente
utilizadas para divulgar informações
importantes sobre Direito Autoral,
novidades e eventos da associação,
além de gerar interação com o
público. Ao longo do ano, foram
realizadas postagens patrocinadas
para alcançar um público maior
com interesse em Direito Autoral.
Tudo isso gerou um aumento
significativo de seguidores.
A Abramus iniciou seu canal no

Seguidores do Facebook em 2016

14.000

Youtube postando vídeos de seus
associados, músicas e informações.
O canal ainda está em crescimento
e sendo alimentado de conteúdo.

Facebook em 2015: 9.366
Facebook em 2016 : 14.000

Instagram: 1700
( criado em 2016 )

Youtube: 200
(criado no final de 2016)

Newsletter
A Newsletter da ABRAMUS é uma

Seguidores do Instagram em 2016

1.700

publicação mensal, com as
principais notícias do mês.
Contatos De Música: 50.000
Contatos De Teatro&Dança: 10.000
Contatos Da Autvis: 3.000

Revista
A Revista ABRAMUS é uma
publicação de 6 mil exemplares
por edição. Em 2015 foram 3
edições, com notícias sobre Música,
Audiovisual, Artes Visuais e
Teatro&Dança; Discografia; e
matérias sobre Mercado, Direito
Autoral. Além da versão impressa,
fica disponível para leitura no site.

Seguidores do YouTube
em 2016

200

FINANCEIRO


10

A ABRAMUS é a maior associação de direito autoral do país em quantidade de associados de diferentes áreas e esse número cresce continuamente. O Ano de 2016 foi fechado com a Abramus representando 57 mil titulares no Brasil e no exterior. É um trabalho de grande responsabilidade, e ética realizado de maneira transparente e profissional.

O Departamento Financeiro é o encarregado da distribuição dos valores originados pela execução pública de obras musicais no Brasil e no mundo. Esta distribuição é resultado de uma cadeia produtiva em que todos os departamentos da Abramus são envolvidos para que estes pagamentos sejam precisos e corretos.

A Abramus vem se adaptando e otimizando suas ferramentas para prestar o melhor serviço aos associados e assim garantir a precisa distribuição dos direitos autorais.

Com o desafio de manter sempre o cronograma de pagamento em dia, como já acontece regularmente há anos , a equipe, que fica dividida entre as unidades da Abramus do Rio do Janeiro e de São Paulo, conta com o apoio incessante do departamento de Tecnologia da Informação, responsável pelo sistema e processamento das informações.

No Portal ABRAMUS há a disponibilização para os associados dos recibos, dos demonstrativos de

pagamento do ECAD e dos extratos de resumo de pagamentos, trazendo maior transparência, dinamismo e interação para o associado. Este processo otimizou o trabalho do departamento, resultando em um menor trânsito de e-mails, correspondências e reduzindo o custo operacional.

O balanço financeiro é auditado por empresas externas, que ratificam o bom trabalho que a ABRAMUS vem desempenhando ao longo do ano fiscal. A seguir, os resultados do balanço dosanos de 2012, 2013 e 2014 e 2015 haja visto que o ano fiscal de 2016 encontra-se em aberto até o fechamento desta publicação.

Tecnologia
da Informação


11

O ano de 2016 foi de mudanças
na TI da Abramus. Foram abertas
oportunidades para um substancial
investimento em recurso humano,
preparando a equipe para novos
desafios em uma dinâmica
de mercado que evolui
constantemente. Foi um ano

de cursos de aprimoramento e
capacitação, que desde então
vem sendo aplicado para
desenvolvimento de novos
projetos dentro da Abramus.

O desenvolvimento das
tecnologias para a realização
dos procedimentos internos
permitiram acelerar o
processamento de milhares
de cadastros de obras e
fonogramas, trazendo grande
otimização e evolução ao
trabalho realizado. Além disso,
uma mudança na estratégia de

matching possibilitou a liberação
de milhões de reais de créditos
retidos, favorecendo uma grande
quantidade de associados, entre
autores, editoras, intérpretes,
músicos e produtores fonográficos.
O Portal de Relacionamento da
Abramus, ferramenta importante
utilizado por associados e não
associados, cresceu ainda mais
neste ano, desenvolveu novas
funcionalidades e melhorias,
dando continuidade à política de
transparência para os associados
e se adequando às exigências da
nova lei.

ECAD


12

Em continuidade a 2015, o ano
de 2016 manteve um alto grau
de instabilidade econômica e
política que impactou
praticamente em todos os
segmentos da sociedade
brasileira. Somadas a isso, as
disposições da Lei 12.853/13
reduzindo drasticamente a taxa
de administração do Ecad fizeram
com que uma severa política
de redução de custos fosse
implementada no Ecad, sacrificando
o quadro funcional
da entidade e impulsionando
a adoção de medidas
transformadoras das atividades
operacionais.

Encarando com determinação
os desafios do ano, o Ecad, mais
uma vez, em 2016, superou as
metas de arrecadação e distribuição
estabelecidas por
sua Assembleia Geral. Tal fato se
deveu fundamentalmente aos
esforços de toda equipe da
organização. Foi registrada uma
arrecadação de R$1.043.216.781,
que superou em R$ 4.932.947 o
total da meta orçada para o ano.

Em relação ao ano anterior, o
valor arrecadado foi superado em
R$ 16.252.342, perfazendo um
crescimento de 1,6%. No que
tange à distribuição de valores
aos titulares de direitos de autor
e conexos, 2016 apresentou
números bem significativos.
O total distribuído foi de
R$ 841.872.627, representando
um crescimento de 13,21% em
relação à meta estabelecida para
o ano e um aumento de 9,09%
em relação ao ano de 2015.
Foram contemplados 221.386
titulares, superando em 42,46%
o ano anterior.

Os esforços voltados para a
contenção de custos acabaram
por gerar um déficit operacional
de R$ 603.616 e um déficit final
de R$ 5.015.325, já computadas
as despesas extraordinárias
decorrentes das adequações
operacionais implementadas
durante o exercício.

Muitas foram as atividades e os
projetos desenvolvidos durante o
ano de 2016. Seus resultados estão

expostos detalhadamente neste
relatório, mas é com grande prazer
que ressaltamos as premiações
recebidas ao longo do ano de
respeitados institutos como o Great
Place to Work, IDG (International
Data Group Inc.),
IT Midia/IT Forum Expo, Conselho
Regional de Contabilidade/RJ e
Abrasca, os quais ao analisarem
o desempenho do Ecad por
meio das suas mais variadas
áreas operacionais, premiaram
a importância e a seriedade
do trabalho desenvolvido
pela organização.

Passamos, pois, ao detalhamento de
todas as ações desenvolvidos em
2016, agradecendo o respeito
e a confiança em nosso trabalho
e mais uma vez chamando
atenção para o comprometimento
da equipe que, mais uma vez,
superou desafios mantendo a
qualidade do trabalho. Ficamos à
disposição para quaisquer
esclarecimentos suplementares.

Gloria Braga
Superintendente Executiva

Titulares
Contemplados

221.386

Total distribuido para
Titulares conexo e Autoral

R$ 841.872.627

Organograma
Abramus

anuário
2016