A ABRAMUS permaneceu em 2016 como a maior associação de direito autoral do país em quantidade de associados, representando 57 mil titulares no Brasil e no exterior.
A documentação correta e consistente foi um dos principais e mais importantes objetivos da Abramus durante o ano . A ABRAMUS foi a associação que mais documentou repertórios no sistema do Ecad em âmbito nacional, assim como ocorreu na documentação internacional. É o trabalho primoroso do departamento de Documentação que garante ser possível identificar seus criadores e realizar a distribuição apropriada de direitos autorais arrecadados. Foram 1.022.272 obras cadastradas, 628.693 fonogramas e 8.854 cue-sheets
Com o crescimento exponencial de obras audiovisuais, um dos focos em 2016 foi no atendimento e filiações de compositores de trilhas, em especial os de TV e de Cinema. Sem deixar de lado o exímio bom atendimento aos titulares, marca registrada do departamento Artístico & Repertório que trouxeram 6.285 novos filiados no ano, totalizando um crescimento superior a 10% em relação ao ano anterior.
O departamento Internacional Autoral investiu no trabalho do repertório de seus associados no exterior, estreitando relacionamentos e aperfeiçoando técnicas. São mais de 190 territórios, através de 81 contratos firmados com associações autorais de todo o mundo. Nos últimos 6 anos a Abramus recebeu mais de 17 milhões de reais do exterior. Em 2016 foram R$ 2.531.463,97, contemplando mais de 2.878 titulares representados pela ABRAMUS.
Em 2016 países como França, Portugal e Chile assinaram contratos de representação com a Abramus para Direitos Conexos, que abrange as categorias de Músico Executante. Assim, as sociedades Adami, GDA e SCI passaram a representar os associados Abramus em seus países e a Abramus representa os titulares deles no Brasil. Tais contratos juntam-se as já consolidadas parcerias com PPL (Inglaterra), Sena (Holanda), Sami (Suécia), CPRA-Geidankyo (Japão), ou seja, mais de 30 contratos com sociedades estrangeiras. Nos Estados Unidos, os titulares Abramus são representados pela SoundExchange. Vale lembrar que outras 32 empresas
de diversos países escolheram a Abramus para gerir os direitos de seus artistas no Brasil.
Melhorias nas ferramentas de tecnologia e apoio trouxeram ganhos expressivos, mais transparência, interação e dinamismo. O Portal ABRAMUS é uma das importantes ferramentas que possibilitou que os associados pudessem analisar seu repertório, identificar, solicitar, acompanhar o pagamento e, ainda, visualizar valores já recebidos de maneira simples e rápida. A Associação, por sua vez, diminuiu substancialmente o trânsito de e-mails, papéis e correspondências enviadas, fatores esses que reduziram nosso custo operacional. Outro projeto importante que merece destaque é o Sistema de Gerenciamento de Música, ferramenta interna da Associação, que passou por diversas modificações e melhorias. Além disso, novos projetos tecnologia foram desenvolvidos buscando melhorias e benefícios que influenciem seus associados e a melhoria dos processos internos e externos. É a tecnologia em constante progresso a favor do desenvolvimento.
O departamento de Teatro & Dança