Do site Correio Braziliense – RJ
Uma estrutura em forma de octógono montada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro abriga, desde o dia 23/03, uma montagem contemporânea de Vestido de Noiva, a peça mais emblemático de Nelson Rodrigues, no ano em que se comemora o centenário de nascimento de um dos principais dramaturgos brasileiros.
A ideia da companhia Circo de Estudos Dramáticos, responsável pela montagem, foi transformar a rotunda do CCBB no cabaré de Madame Clessi, ambiente principal da trama, que transcorre em três planos interligados – alucinação, memória e realidade. Encenada pela primeira vez em 1943 pela companhia Os Comediantes e sob a direção de Ziembinski, Vestido de Noiva revolucionou a linguagem teatral no país e marcou o surgimento de uma dramaturgia cheia de brasilidade e urbana.
Na encenação do Circo de Estudos Dramáticos, o público é convidado a ingressar na estrutura, ao som de samba, diretamente no plano da alucinação, que ocorre no mesmo nível da plateia.
Haverá apresentações de quarta-feira a domingo, às 21h, até 6 de maio. Durante o dia, o público poderá visitar uma exposição multimídia montada na parte de baixo da estrutura, com oito telas que exibem informações e imagens sobre o Rio de Janeiro, o ambiente político e as personalidades do período que vai de 1905 (época do bordel de Madame Clessi) a 1943, ano em que a peça foi escrita.
Para ler na íntegra esta matéria, acesse: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2012/03/23/interna_diversao_arte,294574/ccbb-rio-comemora-centenario-de-nelson-rodrigues-com-montagem-contemporanea.shtml