Estudo revela principais desafios dos artistas independentes

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Estudo revela principais desafios dos artistas independentes

Ser artista independente tem sido cada vez mais desafiador. O estudo “Musician’s Census 2024” revelou que mudanças no mercado e na distribuição digital estão sendo somadas às dificuldades de quem trabalha de forma independente na música. A pesquisa também apontou preocupações com o volume diário de lançamentos, que dificulta a conexão com o público, e o impacto das músicas geradas por inteligência artificial.

Realizado pelo blog Right Chord Music em parceria com a plataforma Musosoup, e divulgado pela Major Labl Artist Club, o levantamento ouviu 300 artistas independentes de 64 países, revelando os principais desafios do último ano.

Entre os destaques da pesquisa estão a dificuldade de remuneração no streaming e nos shows ao vivo — 40% afirmaram não saber se recebem o valor correto — e a sobrecarga de funções, já que 65% lidam diretamente com finanças e investem tempo na divulgação numa média de cinco plataformas digitais.

O estudo reforça a necessidade de mudanças estruturais para aliviar esses desafios, como a redução de taxas nas plataformas de distribuição, maior transparência nos pagamentos e apoio a iniciativas que promovam a sustentabilidade dos músicos. A colaboração entre artistas, plataformas e legisladores é essencial para construir um mercado mais justo e sustentável para o setor independente

Texto: Anna Ferreira, com informações de Mundo da Música | Arte: Marcela Maciel

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS