O Grande Encontro – Música dos Gaúchos celebra 10 anos com homenagem ao Patineti dos Anjos

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

O Grande Encontro – Música dos Gaúchos celebra 10 anos com homenagem ao Patineti dos Anjos

O tradicional show O Grande Encontro – Música dos Gaúchos chegou a 10ª edição homenageando seu idealizador: Ayrton Patineti dos Anjos, falecido em junho deste ano. Patineti é um dos grandes nomes da cena musical gaúcha, sendo um importante produtor e agitador cultural, responsável por descobrir muitos artistas, além de ter criado o Programa Galpão Crioulo e o próprio Grande Encontro. Ele também atuava na defesa dos artistas, sendo diretor regional da filial Abramus Rio Grande do Sul. 

Criado em 2013, o Grande Encontro tornou-se um dos eventos mais importantes da música regional gaúcha, valorizando e promovendo a cultura tradicionalista. A edição deste ano reuniu mais de 50 artistas, entre eles Renato Borghetti, Elton Saldanha, Neto Fagundes, Ernesto Fagundes, Shana Müller, César Oliveira e Rogério Melo, Wilson Paim.

“Hoje podemos dizer que este é o maior evento de música gaúcha, se tornando crucial para o surgimento de novos talentos, demonstrando apreço aos mais antigos e permitindo um encontro entre gerações. A sociedade gaúcha ganha com o crescimento do projeto e aproximamos o Brasil e o mundo ao Sul do país”, diz Caetano dos Anjos, coordenador da unidade Abramus RS, e um dos responsáveis pela organização do evento.

Prêmio Ayrton Patineti dos Anjos

Com o desafio de dar continuidade ao Grande Encontro, mantendo sua grandeza e relevância e, ao mesmo tempo, trazendo inovações, Caetano esteve à frente desta décima edição apresentando novidades. Entre elas, a criação do Prêmio Ayrton Patineti dos Anjos, com o objetivo de reconhecer um artista de destaque na cultura gaúcha e uma empresa que tenha contribuído de forma significativa para o desenvolvimento cultural do estado.

Na estreia da premiação, o compositor Luiz Coronel e o Banco Banrisul, representado por seu vice-presidente, receberam a honraria. O diretor da Abramus Rio de Janeiro, Gustavo Vianna, esteve presente no momento da entrega. O evento celebrou ainda o legado de Luiz Carlos Borges e Albino Manique, artistas de grande contribuição para a música regional que faleceram no último ano, proporcionando momentos de forte emoção.

A Abramus é uma das principais patrocinadoras do Grande Encontro, e está presente desde sua primeira edição. Para Caetano, o apoio da Associação enaltece a execução pública de composições próprias e regionais que integram o Grande Encontro. “A Abramus colhe os frutos de acreditar na cultura e nas diversas modalidades de trabalho que uma sociedade de gestão coletiva pode oferecer aos seus titulares. É uma troca, um ciclo de confiança entre a Associação e os artistas”, conclui Caetano.

A 10ª edição de O Grande Encontro – Música dos Gaúchos foi realizada no dia 12 de novembro, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre.

Confira abaixo a galeria de fotos:

Grande Encontro_nov2024_Fotos Edson Filho (107)

Texto: Anna Ferreira e Lorena Storani | Fotos: Edson Filho

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS