A maior associação de música e artes do brasil
Com profunda tristeza, despedimo-nos hoje, 16 de junho, do nosso grande amigo Patineti, diretor regional da unidade Abramus no Rio Grande do Sul.
Ayrton Patineti dos Anjos, nosso querido Patina, é um dos grandes nomes da cena musical gaúcha, sendo um importante produtor e agitador cultural, responsável por descobrir nomes da música local, como Bebeto Alves e Renato Borghetti.
Patineti atuou também como radialista, organizador de festas e festivais e representante comercial de diferentes gravadoras. Foi responsável pela criação do Programa Galpão Crioulo, que lançou diferentes artistas, e também inovou na produção e direção do projeto “O Grande Encontro – A Música dos Gaúchos / Os Sucessos dos Festivais”.
Homenagens
Em 2019, Patineti recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre, na Câmara Municipal, em reconhecimento ao trabalho e ao desenvolvimento de diversos setores musicais no Rio Grande do Sul. Conhecido por seus “causos”, em 2018 ganhou uma homenagem em forma de biografia, escrita pelos jornalistas Márcio Pinheiro e Roger Lerina.
Em 2013, ele recebeu o troféu Açorianos de Música como melhor Espetáculo do Ano para o Grande Encontro. Em 2007, foi homenageado com o Troféu Festa Nacional da Música. Já em 2004 foram quatro troféus em reconhecimento ao seu trabalho: Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa, Açoriano de Música, Troféu Acorde Brasileiro-Sesc RS e Troféu Guri-RBS.
Patineti também recebeu do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore o troféu Destaque da Década e, de um grupo de artistas gaúchos, recebeu o Troféu Gaúcho 2000. Em 1987, ele recebeu o Troféu Villa-Lobos, concedido ao melhor produtor regional do Brasil da Associação Brasileira de Produtores Fonográficos.
A cerimônia de despedida e homenagem ao grande Ayrton Patineti dos Anjos será realizada nesta segunda-feira, 17 de junho, das 10h às 16h, no Theatro São Pedro, Praça Marechal Deodoro, s/nº, Porto Alegre.