A maior associação de música e artes do brasil
A primeira edição do Abramus Music reuniu em um só lugar qualificação para compositores e músicos, networking e defesa do direito autoral. Promovido pela Abramus em Recife (7 de maio) e em Fortaleza (8 de maio), o evento contou também com a participação do Ecad e de artistas titulares.
Na capital Pernambucana, Roberto Corrêa de Mello, diretor executivo da Abramus, destacou o desrespeito do prefeito em não pagar o direito autoral: “Quem compôs os grandes sucessos que animam o Carnaval e o São João, além de tantas outras festas em Recife, não merece ser valorizado?”.
De acordo com um levantamento divulgado pelo Ecad no início do ano, a Prefeitura de Recife tem dívidas pendentes relacionadas ao Carnaval de 2023 e 2024, além do São João de 2022 e 2023 e dos últimos dois Réveillons. “Pagar o direito autoral significa, acima de tudo, respeitar o profissional. Quando a Prefeitura não o faz, está sim lesando toda uma classe e desvalorizando a música, a cultura e a arte”, destaca Roberto Mello.
Mello também detalhou, nos dois eventos, a atuação da Abramus na defesa do direito autoral de seus titulares. Com mais de 40 anos de existência, a Associação possui atualmente 11 unidades, que atendem todo o território nacional.
Qualificação
Informação de qualidade e muito networking deram o tom do evento. O treinamento sobre o direito autoral nas plataformas digitais, ministrado por Ricardo Rios, da Abramus Digital, foi um sucesso. Os participantes puderam entender as diferenças de arrecadação entre o digital e a execução pública, e o que é necessário fazer para receber seu direito autoral.
Para esclarecer aos titulares um pouco mais sobre a arrecadação e a distribuição do direito autoral da execução pública, o gerente de Distribuição do ECAD (RJ), Mário Sérgio Campos, apresentou em detalhes a magnitude do trabalho realizado pelo Escritório.
No evento de Recife, ele esteve acompanhado pela gerente regional, Giselle Luz, responsável pelos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Já no evento de Fortaleza, quem acompanhou foi a gerente regional Nívea Barros, responsável pelos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.
Painel com artistas
Encerrando cada um dos eventos, o Abramus Music promoveu um encontro pra lá de especial. Em Recife, o painel “Na trilha do sucesso: música, carreira e direito autoral” reuniu compositores de diferentes gerações. Nando Cordel, homenageado pela Abramus, Breno Major, Pedro Carpelli e Vittinho No Beat bateram um papo superanimado, conduzido por Vine Show, compositor e diretor artístico da Abramus.
Vine também conduziu o painel realizado em Fortaleza. Arrancando gargalhadas do público revelando histórias de longa data, ele conversou com Vinicius Poeta, Renato Moreno, Kadu Martins e Jhony Carvalho.
Encerrando os dois eventos, Leandro Mello, diretor de Artístico e Repertório (A&R) da Abramus, agradeceu a presença de compositores, produtores musicais, músicos e empresários. “Este é o primeiro evento, de muitos que queremos fazer. A gente está aqui para levar conhecimento para vocês”, destacou.
O diretor realizou o sorteio de dois violões, doados pelo parceiro Northon Vanalli (Sonotec / Strinberg Brasil), um em cada evento. A programação foi encerrada com pocket show de Vittinho No Beat em Recife, e de Thauane Fontinelle em Fortaleza.
Clique aqui e veja o vídeo da homenagem a Nando Cordel
Clique para ver o vídeo da edição Recife
Clique e assista ao vídeo da edição Fortaleza
Texto e fotos: Lorena Storani
Vídeos Recife: Drip Media Studio
Vídeo Fortaleza: AVDA Produções