As tendências globais da música para o ano novo, geradas a partir dos principais insights extraídos do Spotify Fan Study.
Quando chega dezembro, todos começamos a entrar naquele clima de avaliar o ano que passou e começar os preparativos para o próximo.
Por isso, o Spotify realiza anualmente a sua pesquisa global Fan Study e, quando sai o resultado, atrai os olhos de toda a indústria da música interessada em extrair o melhor dos valiosos dados e insights gerados.
Como você provavelmente não tem tempo de analisar todo esse rico relatório, fizemos isso, extraindo os principais insights que nos ajudam a estipular as tendências para um 2023 de alta performance.
Vamos nessa?
A América Latinha é a região que mais descobre músicas novas. Com São Paulo, Santiago e Cidade do México liderando a lista de streamings de novos conteúdos, esse é um mercado que tem tudo para continuar o bom momento de expansão e destaque.
São Paulo – 700 milhões de streamings de novo conteúdo;
Santiago – 600 milhões;
Cidade do México – 600 milhões;
Los Angeles – 400 milhões ;
Londres, Chicago, Paris, Sydney, Dallas e Istambul – 300 milhões.
Em média, 66% das descobertas de novos artistas acontecem fora do país de origem do artista. É um momento de expansão de mercados e internacionalização de estilos ainda não “descobertos” por algum nicho no exterior.
Os usuários escutam, em média, artistas de 14 países diferentes todos os meses (Europa chega a 16, Oriente Médio e África cai para 12, e Ásia-Pacífico para 11). Será um ano de buscar e se aproximar de fãs gringos!
Artistas novos tendem a ser mais populares em seus países de origem. Só após 5 anos de consolidação na plataforma do Spotify, que esse crescimento internacional costuma ocorrer. Entenda o seu momento de carreira e decida se vai investir mais dentro ou fora do país.
Em média, os top 5% de fãs escutam o artista seis vezes mais que todo o restante da audiência. Essas pessoas precisam ser tratadas com uma atenção especial.
O tráfego no perfil do artista no Spotify é muito maior, no dia do lançamento de um álbum (As visualizações da página do artista aumentam 77% e da página do álbum em 72% em relação ao dia anterior). Monte um calendário anual, com frequência de lançamentos (mesmo que apenas singles) e datas importantes. Assim é possível manter a relevância durante todo o ano, sempre aproximando o público.
53% dos lançamentos atingem o pico de streaming mais de uma semana após o primeiro dia de lançamento (os streamings do catálogo aumentam de 15% a 20% em dias de novos lançamentos). Use isso na sua estratégia comunicacional para otimizar os plays.
Já deu para ter umas ideias de que caminhos tomar no ano novo? Se precisar de ajuda, vamos juntos!