Publicado em 13/10/2021
Saudades da infância? Já parou para pensar como a música fez parte da sua formação como indivíduo, sempre presente nas brincadeiras e momentos de lazer? Pois é fato que ela exerce um papel importante nesta fase de desenvolvimento, proporcionando diversos benefícios que nos acompanharão por toda a vida.
Vamos conferir alguns:
Pode parecer banal, mas o simples ato de ouvir música já representa uma atividade complexa para o cérebro, especialmente o em formação. Por isso a música desempenha um papel no desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando na concentração, no raciocínio lógico, na memorização, entre outros aspectos.
A música também ajuda muito nas primeiras fases da vocalização infantil. Os estímulos de ritmo e sons, criam um ambiente divertido que incentiva o canto e consequentemente a fala. Músicas simples de fonéticas estimulantes são um bom exercício para ajudar a verbalizar e interagir com o mundo. Progressivamente a criança aprende palavras novas e aumenta seu vocabulário.
Ao diminuir o déficit de atenção, a música trabalhada na infância é uma ferramenta valiosa para a melhora do desempenho escolar, uma vez que também estimula várias regiões do cérebro que auxiliam no aprendizado das matérias. Como vimos, ela ajuda na fala, e na sequência pode participar do processo de alfabetização e escrita.
Música envolve ritmo. E não tem como não ser contagiado por um ritmo estimulante. Por isso a música ajuda na formação motora das crianças, aprimorando os movimentos corporais articulados e coordenados. É visível o quanto rapidamente a criança amplia a sua consciência e expressão corporal.
Quem nunca passou horas discutindo com os amigos sobre suas músicas favoritas ou curtindo novas descobertas musicais? Essa interação interpessoal é muito bem vinda para a formação infantil, especialmente quando falamos do estudo musical, que também proporciona lições de trabalho em equipe e ajuda a romper as barreiras da timidez e da insegurança.
Se a criança demonstrar interesse maior em música, a educação musical se torna uma ótima forma de desenvolver o senso de disciplina, uma vez que para evoluir no processo é preciso bastante dedicação. O aprimoramento resultante do esforço cria uma noção de que ser disciplinado em qualquer atividade pode trazer vantagens. Ter isso interiorizado é inclusive muito importante na vida adulta.
Reconhecida como uma das mais instintivas expressões artísticas humanas, a música certamente tem lugar vital na formação da criatividade. A mistura do canto com os sons dos vários instrumentos geram uma infinidade de possibilidades para estimular o cérebro a seguir novos caminhos e assim criar algo.