Publicado em 16/03/2021
Para os mais desinformados e de forma bem resumida, o Clubhouse é uma rede baseada apenas em áudio. São criadas “salas” onde os participantes podem conversar e debater sobre qualquer tópico de interesse. As salas são de entrada livre, mas o “dono” dela também cumpre o papel de moderador, dando ou não o espaço para os integrantes que pedirem a palavra.
Com essa simples dinâmica, o Clubhouse conquistou rapidamente a atenção e o interesse do grande público, especialmente após a entrada de algumas celebridades. Vamos então avaliar algumas formas de como tirar o melhor proveito da novidade.
O Clubhouse ainda é um aplicativo que só pode ser acessado via convite. Apesar de não ser a intenção de seus criadores, que afirmam só manter esta “barreira” por não estarem com a estrutura pronta para receber maior volume de usuários, o fator exclusividade tem ditado o tom da rede.
Cada usuário só pode convidar mais três pessoas e ainda se tornam responsáveis pelas ações delas dentro da plataforma. Por isso a escolha tem sido bastante criteriosa e vem formando “grupinhos” bem seletos.
Isso tem propiciado um ambiente mais de troca e debate entre “pares” de uma determinada área ou indústria, do que um espaço para divulgação e promoção de marcas, já bem recorrente em outras redes.
As conversas têm se caracterizado como rodas de discussão de alto nível e para fazer parte é preciso ter o que falar. O Clubhouse se tornou o espaço para o posicionamento, que é tão importante para artistas nas redes (como dissemos aqui), e para mostrar que você também tem o conteúdo necessário, aí vão algumas dicas:
Como toda nova rede, os pioneiros costumam levar vantagem e dominar o espaço. Para isso é preciso um tanto de talento e originalidade, porém também muito planejamento. Então nada de sair correndo. Antes de falar, aprenda a ouvir.
Não importa se você ainda está dando os primeiros passos na música. Aproveite que o ambiente ainda é bastante restrito e invista um tempo em assimilar o seu funcionamento, buscando aos poucos formas de inovar.
Pense por exemplo em como conectar e complementar o que você faz nas outras redes sociais, de uma forma que faça sentido para os seus objetivos e amplie sua rede de influência e relevância.
Quer uma sugestão? O Clubhouse lembra muito uma rádio ao vivo, já que as conversas não são gravadas. Então, vasculhar a história deste riquíssimo meio de comunicação pode ser uma ótima fonte de insights para formatos a serem explorados na nova plataforma.
Vai lá! Depois conta para a gente se funcionou.
Fonte: Popline