O Reels, o mais recente recurso do Instagram, conquistou todos os usuários da plataforma. Com muitas semelhanças, mas também diferenças fundamentais para o Tik Tok, é hora de aprender como usar a ferramenta a seu favor.
Ano novo começando com mais dicas de marketing digital fresquinhas para vocês. Atendendo pedidos, mais uma vez vamos falar do Instagram, que foi por onde começamos nossas dicas (veja aqui), avançamos sobre a criação de conteúdos de qualidade (veja aqui), explicamos sobre os impulsionamentos para iniciantes (veja aqui) e sobre o uso das suas várias ferramentas (veja aqui).
Foi inclusive nesta última postagem, que surgiu uma curiosidade maior dos nossos leitores pelo caçula dos recursos da plataforma, o Reels. Então, sem mais delongas, vamos desbravar em mais detalhes o que pode ser feito para aproveitar a novidade a seu favor.
Outro Tik Tok?!
Não é segredo que o Reels veio como resposta ao grande sucesso que o Tik Tok alcançou rapidamente, ameaçando o domínio do Instagram. Seguindo a mesma estratégia bem sucedida usada ao lançar os Stories para rivalizar com o Snapchat, de disponibilizar um recurso praticamente idêntico ao concorrente, o Reels também nasceu com a mesma “cara” do rival, porém com algumas diferenças que podem ser decisivas na hora de decidir essa disputa.
Vamos ver 4 motivos para investir no Reels:
Caiu como uma luva: Diferente do Tik Tok, que é um aplicativo só, com funcionalidade única, o Reels chegou para somar ao grande ecossistema do Instagram (feed, IGTV, stories…). Inclusive, parece apenas uma atualização do Stories e isso, além de facilitar a ambientação dos novos usuários, mostra que é mais uma opção de formato para os criadores de conteúdo da plataforma, podendo se tornar algo muito mais amplo e completo que o concorrente.
Uma tela em branco: No primeiro momento, os conteúdos foram praticamente cópias do Tik Tok, que chegou primeiro e tem uma galeria maior de efeitos disponíveis no momento (muitas pessoas até produzem o conteúdo lá e apenas repostam no Reels). Porém, com todas essas outras ferramentas de apoio ao redor, se abre a oportunidade de pôr a criatividade para funcionar e explorar essas combinações. Ex: criar pequenos teasers com o Reels entre os episódios do seu conteúdo do IGTV, mostrando um lado diferente da sua marca.
“Eu vi primeiro!”: Novidade é sinônimo de oportunidade de sair na frente. O Reels ainda não faz parte do dia-a-dia da grande massa de usuários, então é hora de aproveitar. As hashtags, tão importantes numa boa estratégia de marketing digital, praticamente não tem Reels associadas a elas no momento. Quem souber usá-las, ganhará grande vantagem. Tá esperando o que?
Reels, reels e mais reels: Se você ainda está na dúvida se vai passar a usar mais o reels, lembre que não somos só nós que estamos sugerindo o seu uso, mas sim o próprio Instagram. Para popularizar a ferramenta, o algoritmo da plataforma está dando mais destaque para as publicações feitas através dela. A plataforma inclusive passou por uma reforma na sua programação para que o recurso seja o foco central, assim que se abre o aplicativo. Quer ser visto? Fazendo Reels, suas chances aumentam absurdamente.
Deu pra perceber que esta disputa ainda vai dar muito o que falar, não? O Reels, pelo menos em teoria, possui algumas vantagens que podem pender a seu favor. A palavra de ordem, assim como em qualquer novidade, é experimentar.
Acredite no potencial da ferramenta. Use sua criatividade para integrá-la na sua estratégia atual de lançamento musical, selecione as hashtags importantes para o seu nicho, invista nos anúncios caprichados e ajude a moldar o uso do novo recurso de uma forma inovadora. O Instagram certamente vai te recompensar por isso.
O que achou? Qual outro tema do marketing digital gostaria de ver por aqui? Conta pra gente!