Publicado em 25/11/2020
“Scientia potentia est!”, ou em bom português: conhecimento é poder. A célebre frase, muitas vezes atribuída a Francis Bacon, provavelmente está pendurada em algum lugar no escritório do Spotify. Pelo menos dá para imaginar que sim, ao ver o extenso e completíssimo relatório recém divulgado pela gigante do streaming de áudio.
O Culture Next 2020 é a segunda edição do profundo estudo comportamental que a empresa realiza, visando compreender hábitos variados de consumo de seus atuais e futuros usuários, separados entre as gerações Y (millennials de 26 a 40 anos) e Z (15 a 25 anos).
Em um ano tão atípico como 2020, a pesquisa exigiu um envolvimento ainda maior, sendo realizada em dois períodos (final de 2019/início de 2020 e julho/agosto de 2020) e com a parceria da Culture Co-op e da b3 Intelligence, que além de usar os dados da Inteligência de Streaming exclusiva do Spotify como base de análise, ainda entrevistou 7.500 em diversos mercados: Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Sem mais delongas, confiras os principais pontos do relatório destacados pela equipe de Redação Mundo da Música, replicados aqui por nós. São micro e macro tendências dentro da música e outros campos das artes, tecnologia e cultura, que vem se concretizando há algum tempo e ficaram mais evidentes e até foram aceleradas neste período turbulento de pandemia.
Acesse o relatório completo aqui