A maior associação de música e artes do brasil
Todo mundo quer se destacar no online, certo? Mas, em tempos onde somos constantemente bombardeados com muita informação, é sempre importante se fazer lembrado nas redes sociais.
Então, de vez em quando é preciso impulsionar! Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a turbinar seu perfil profissional no Instagram.
Este post é destinado para iniciantes que não possuem expertise na área de patrocinados do Instagram.
A forma mais simples de se realizar um impulsionamento é clicando no botão “impulsionar publicação”, realizando a configuração de algumas variáveis como idade do público, palavras-chave e objetivo.
Quando você define alguma ação para o usuário realizar (curtir sua página, assistir seu vídeo, acessar sua música em uma plataforma de streaming…) te dá muito mais engajamento e números positivos, já que você terá um objetivo a ser alcançado.
Não esqueça: para impulsionar no Instagram você precisa ter pelo menos uma conta pessoal ou profissional no Facebook. Não é possível realizar as ações sem ter uma conta lá, já que o Facebook integra os patrocinados de ambas as redes em um espaço só.
Aqui separamos um passo a passo para você iniciar os seus investimentos:
No próprio aplicativo, escolha a postagem que você deseja impulsionar e clique no botão que fica do lado direito inferior ao da foto.
Em seguida, abrirá uma tela com opções de ação para você escolher, como por exemplo definir o que o seu público irá fazer. Nossa dica é: defina bem a sua estratégia e escolha a mais adequada para seus objetivos e seguidores desejados.
Se você tem um novo clipe lançado e seu objetivo é que as pessoas acessem ele no Youtube, por exemplo, o ideal é clicar em adicionar para: seu site – assistir mais.
Existe a opção automática, onde o Instagram analisa o público de interesse do seu segmento e entrega para eles.
Porém também existe a opção manual (o que geralmente é melhor), onde você definirá quem é esse público, seus interesses, localização, idade, gênero… Assim você tem uma base mais definida e clara com a sua estratégia formada.
Na seção de “orçamento total” você definirá qual valor irá pagar por dia. Logo após você definir seu público e valor, o Instagram dará uma estimativa da quantidade de pessoas você irá alcançar com essa quantia.
Após isso, determine a duração do anúncio, seja 1 dia, 1 semana, 1 mês… você escolhe!
O próximo passo é visualizar a prévia da postagem, é como as pessoas irão receber e consumir seu conteúdo impulsionado.
Está tudo certo? Finalize a configuração escolhendo a opção de pagamento e inserindo os dados do mesmo.
Com tudo certo, é hora de rodar a sua postagem e estar sempre de olho nela. Isso porque você precisa entender se ela está sendo entregue para as pessoas certas, se está rendendo os resultados esperados e se tem engajamento, com comentários a serem respondidos.
E claro, nunca esqueça de que seu primeiro passo sempre precisa ser definir bem a estratégia. Conteúdos de qualidade são extremamente importantes, seja orgânico ou mídia online.
Para você que já deu os primeiros passos e entende um pouquinho mais sobre Anúncios no Instagram, o mais indicado é que você o faça através do gerenciador de anúncios do Facebook, que você pode acessar pelo Facebook Business. Ele é perfeito para quem quer segmentar de forma certeira e com mais refinamento o público e objetivo a serem alcançados.
Para quem busca este formato, o ideal é pesquisar bastante, se aprofundando no assunto, ou contrate uma agência e parceiros especializados em criar campanhas digitais para artistas.
Além do site, o Facebook Business também está disponível por aplicativo na Apple Store e na Play store.
Essa é a melhor forma de realizar impulsionamentos para quem quer ter um alcance mais significativo. Você pode fazer alguns cursos direcionados sobre a ferramenta ou, se essa não é a sua prioridade, contratar uma agência de marketing digital.
Agora, se você for um artista independente ou quiser impulsionar postagens com verbas mais restritas, para engajar um pouco seu público, temos certeza que com essas dicas suas músicas e projetos terão um maior alcance.
Texto desenvolvido em conjunto Agência Métrica, agência com mais de 13 anos de experiência em marketing digital na área musical.