Publicado em 23/09/2020
Não tem jeito. Quem quer fazer sucesso no mundo da música na atualidade, tem que dominar o uso das redes sociais. É lá que os fãs se reúnem e trocam gostos e ideias sobre a música. Por isso, um bom perfil no Instagram, talvez a rede mais importante no momento, pode fazer toda a diferença na hora de alavancar a carreira do artista.
Pronto para dar esse importante passo? Então confira algumas dicas.
Pode parecer genérico, mas planejamento é fundamental. Mesmo os posts mais despretensiosos podem ser planejados. Claro que tem a divulgação da agenda de shows e lançamentos de música. Só que o que vai realmente cativar os fãs são os conteúdos do dia-a-dia do artista. Fotos exclusivas de bastidores, aquele momento de relaxamento, ou uma brincadeira com os amigos é o que realmente tem valor e gera engajamento.
O fã é curioso. Ele quer entender os mínimos detalhes da vida do ídolo. Por isso marque todo mundo que você apresentar nas suas fotos. Além de matar essa curiosidade, gera uma rede de marcações e indicações, fortalecendo a sua comunidade e a de amigos/parceiros musicais mais próximos. Você marca eles, eles te marcam, e todos ganham mais visibilidade.
Cada formato de postagem tem um papel diferente. Explorando todos, você vai aprender o que funciona mais com o seu público e o momento certo de usar cada um. Equilibrar o uso de todos é o ideal. Não domina algum? Podemos falar disso no futuro.
Complementando o ponto anterior, é muito importante acompanhar os números do seu perfil. Não só de seguidores, mas principalmente de engajamento. Aqui a qualidade vale muito mais que a quantidade! Avalie post a post para refinar o seu planejamento de postagens. Não esqueça também de ter uma conta comercial para poder ter acesso à essas métricas.
Uma bio bem arrumada tem poder. Aqui você pode falar do tipo de música que toca, ou do trabalho mais recente, ou até daquela parceria que fez com um grande músico. O importante é gerar curiosidade, ter tudo bem organizado (quebra de linha e emoji!) e um link para outro lugar. Como o instagram não permite links clicáveis no feed, esse link é muito importante para dar continuidade ao trajeto do fã pelo seu trabalho. Para potencializar as suas chances, use o link de uma Linktree com vários outros links.
Fã gosta de interagir com o artista e os stories são perfeitos para isso. Abrindo o espaço para perguntas, você dá ao fã uma sensação de intimidade e proximidade. Já as enquetes são uma ótima ferramenta para conhecer esses fãs e ajudar no planejamento dos próximos conteúdos.
Vídeo na vertical é o formato padrão da rede. Stories, IGTV, reels… Todos funcionam com esse modelo. Então não se esqueça quando for gravar um vídeo para o Instagram e deixe o vídeo horizontal para a TV e o YouTube.
Mesmo em início de carreira, já se cria uma aura em torno do artista, na visão dos seus fãs. Mostre que você não é esse ser inalcançável. Usar emojis dá uma descontraída na comunicação. Claro que depende do perfil do seu público, mas não custa nada experimentar.
Faz parte da etiqueta do Instagram. Ao compartilhar uma marcação nos stories, além de gerar mais um conteúdo para seus fãs consumirem, vocês está mostrando para eles e para o mercado que há interesse no seu trabalho. Quanto mais melhor. Sem falar que vai fazer o dia de quem te marcou e agora vai se ver lá no seu perfil.
Gostou das dicas? Faltou alguma coisa? Conta pra gente, que podemos voltar a falar mais do assunto e do ambiente digital como um todo por aqui.
Texto desenvolvido por: Agência Métrica