ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes – foi fundada em 1982 por um grupo de músicos, liderado pelo saxofonista Demétrio Santos Lima. O objetivo principal da associação era defender os direitos autorais e conexos dos artistas da classe musical do país, carentes de orientação efetiva para o uso regularizado de seus trabalhos.
Com o passar dos anos, a ABRAMUS cresceu e reconheceu as necessidades de outras artes. Em 2002, os artistas visuais começaram a ter representação através da AUTVIS (Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais); em 2004, foi a vez da criação do departamento de Grandes Direitos (dramaturgia) – hoje conhecido como ABRAMUS – Teatro & Dança.
Atualmente, a ABRAMUS conta com uma lista de 48 mil filiados, clientes e parceiros do universo de fomento à cultura e defesa das artes. A postura ética, a responsabilidade e a transparência nas relações e ações são alguns dos requisitos diários na realização de cada tarefa.
A missão da ABRAMUS, departamentos e coligadas, é continuar a trilhar o caminho do crescimento qualitativo, valorizando a criação artística, por meio da gestão coletiva eficaz dos Direitos Autorais de obras musicais, dramáticas, visuais e audiovisuais.
A Abramus é referência nacional e internacional no meio artístico e cultural.